Últimas notícias

Fique informado
Listas de Políticas de Assinatura  | Nota Técnica nº 003/2016 – CGNP/ITI

Listas de Políticas de Assinatura | Nota Técnica nº 003/2016 – CGNP/ITI

1 de setembro de 2016

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

|

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, por meio de sua Diretoria de Auditoria, Fiscalização e Normalização – DAFN e da Coordenação-Geral de Normalização e Pesquisa – CGNP, torna pública a Nota Técnica nº 003/2016 – CGNP/ITI.

O documento traz esclarecimentos sobre as alteações nas Políticas de Assinatura – PAs e sobre as atualizações nas Listas de Políticas de Assinatura – LPAs aprovadas no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

A Nota tem por objetivo reforçar as informações apresentadas na Nota Técnica nº 1/2016 – CGNP/ITI, publicada em 1º de junho de 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – ITI DIRETORIA DE AUDITORIA, FISCALIZAÇÃO E NORMALIZAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE NORMALIZAÇÃO E PESQUISA

Nota Técnica nº 003/2016 – CGNP/ITI

Esclarecimento sobre alterações nas Políticas de Assinatura e sobre as atualizações nas Listas de Políticas de Assinatura Aprovadas no âmbito da ICP- Brasil.

O INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – ITI, Autarquia Federal, na qualidade de Autoridade Certificadora Raiz – AC Raiz da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, pelo conduto da Coordenação-Geral de Normalização e Pesquisa, subordinada à Diretoria de Auditoria, Fiscalização e Normalização, vem a público esclarecer que:

Esta nota técnica tem como objetivo reforçar a informação apresentada na Nota Técnica n°1/2016 – CGNP/ITI, publicada em 1° de junho de 2016, que apresentou esclarecimentos sobre um novo conjunto de artefatos de assinatura digital, que tratam a nova cadeia de certificação da AC Raiz, a cadeia V5, e implementam melhorias apontadas pelo grupo permanente de trabalho que trata do Padrão Brasileiro de Assinatura Digital, o GT PBAD.

Na ocasião, foram disponibilizadas as primeiras versões das políticas PAdES e da respectiva Lista de Políticas de Assinatura Aprovadas – LPA, bem como novas versões das Políticas CAdES e XAdES. No caso dos Padrões CAdES e XAdES, foram feitos ajustes na codificação da LPA com o objetivo de refletir integralmente a versão textual disponível no DOC-ICP-15.03.

Adicionalmente, para facilitar a organização, as LPA receberam nomes de fácil associação com o padrão que representam. Desta forma, o arquivo da LPA do padrão CAdES passou a ser nomeado como LPA_CAdES.der, a LPA do padrão PAdES recebeu o nome de LPA_PAdES.der e neste mesmo contexto a LPA XAdES recebeu o nome de LPA_XAdES.xml. Todos os arquivos estão na versão 2 da LPA, visto que a LPA versão 1 foi descontinuada.

Considerado um necessário período de transitoriedade para que as aplicações legadas possam ser ajustadas para uso das novas LPA corrigidas e renomeadas, as LPAv2, tanto na codificação ASN.1 quanto na XML, estão sendo mantidas inalteradas por 2 (dois) ciclos de LPA, contados a partir de 01/06/2016.

Da mesma forma, a versão 2.2 de todas as Políticas de Assinatura XAdES e a versão 2.1 das Políticas CAdES AD-RB, AD-RT, AD-RV e AD-RC, bem como a versão 2.2 da Política CAdES AD-RA, serão mantidas por estes mesmos dois ciclos. Nº GPROD: 04020.000342/2016-18

Assim, com a chegada ao final do primeiro ciclo, em 30/08/2016, deve-se observar que ainda há mais um ciclo, noventa dias, para que as aplicações legadas possam ser ajustadas para utilizarem estes novos artefatos (Políticas de Assinatura-PA e Lista de Políticas de Assinatura Aprovadas-LPA).

Em 28/11/2016, final do prazo de transitoriedade, as Políticas de Assinatura mencionadas no sexto parágrafo serão revogadas e os arquivos identificados com LPAv2 serão descontinuados.

Leia o original da Nota Técnica aqui.

Fonte: ITI

CATEGORIAS

Destaques Notícias

TAGS

icp-brasil