O filme conta a vida de Edward Snowden, o ex-funcionário da NSA (Agência Nacional de Segurança, dos EUA) que ficou famoso por revelar os esquemas de espionagens dos EUA e foi acusado de traição pelo EUA.
O longa é baseado no livro “The Snowden Files”, escrito pelo jornalista do jornal britânico The Guardian, Luke Harding, sobre o ex-analista da NSA.
O novo filme de drama e biografia dirigido por Oliver Stone e estrelado por Joseph Gordon-Levitt, Shailene Woodley, Melissa Leo, Zachary Quinto, Tom Wilkinson, Rhys Ifans, Nicolas Cage, Joely Richardson, Timothy Olyphant, Scott Eastwood e Ben Schnetzer.
A obra narra seu encontro com Snowden, o processo de denúncia das práticas de espionagem eletrônica e sua repercussão imediata no cenário internacional.
“Trata-se de um herói para os direitos humanos no planeta, por isso queremos que o mundo todo conheça Edward Snowden,” declara Luke Harding.
Em meados de 2013, o jornal britânico The Guardian publicou uma série de matérias que desvendavam a vigilância ilimitada praticada pela NSA, a Agência de Segurança Nacional norte-americana.
As reportagens, assinadas pelo ex-advogado e jornalista Glenn Greenwald, revelaram ao mundo que a inteligência do país estava espionando em larga escala não só as comunicações domésticas, mas também as de outros países, inclusive os aliados.
As denúncias suscitaram um longo debate global, ainda em curso, sobre o direito à privacidade e o alcance da vigilância governamental.
Neste livro, lançado no Brasil com o título “Sem Lugar para se Esconder”, Greenwald conta, desde o início, como foi escolhido por Edward Snowden para ser o receptor dos dados confidenciais que formaram o escopo de seu trabalho jornalístico.
Além de falar sobre o período que passou com Snowden, ex-prestador de serviços da NSA que se tornou um dos delatores mais célebres da história moderna, o autor reflete sobre o papel que a mídia desempenha no jornalismo atual, alinhando-se aos interesses dos governos em detrimento dos cidadãos.
Trata também das consequências, para a democracia, de um programa de supervisão ininterrupta e irrestrita de pessoas, empresas e governos.
Greenwald ainda revela novas informações sobre o abuso de poder da NSA e propõe medidas para conter o alcance aparentemente inflexível dos aparatos de vigilância norte-americanos.
Edward Joseph Snowden
Nascido na cidade de Elizabeth em 21 de junho de 1983, é um analista de sistemas, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA que tornou públicos detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana.
A revelação deu-se através dos jornais The Guardian e The Washington Post, dando detalhes da Vigilância Global de comunicações e tráfego de informações executada através de vários Programas, entre eles o programa de vigilância PRISM dos Estados Unidos.
Em reação às revelações, o Governo dos Estados Unidos acusou-o de roubo de propriedade do governo, comunicação não autorizada de informações de defesa nacional e comunicação intencional de informações classificadas como de inteligência para pessoa não autorizada.