Últimas notícias

Fique informado
Serasa Experian alerta sobre uso de certificado digital para empresas com mais de 8 funcionários

Serasa Experian alerta sobre uso de certificado digital para empresas com mais de 8 funcionários

22 de dezembro de 2015

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Simples Nacional | Empresas precisarão do certificado digital ICP-Brasil

Em setembro, o Comitê Gestor do Simples tinha estabelecido a

10 de dezembro de 2015
Certificado digital será obrigatório para empresas com mais de oito funcionários a partir de 1º de janeiro, alerta Serasa Experian

Em julho de 2016 a obrigatoriedade será válida também para empresas com mais de 5 funcionários

A resolução 122 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), publicada em setembro, torna o uso do certificado digital obrigatório para empresas com mais de oito funcionários a partir de 1º de janeiro de 2016.

A partir de julho de 2016, as empresas com mais de cinco empregados também deverão usar a certificação.

Atualmente, a obrigatoriedade engloba as companhias com mais de 10 funcionários.

Novos prazos para a adoção do Certificado Digital
1º de janeiro de 2016: empresas com mais de oito funcionários
1º de julho de 2016: empresas com mais de cinco funcionários

As empresas que não utilizavam o certificado digital podiam efetuar as transmissões de dados sem a utilização do Certificado Digital, utilizando apenas login e senha no portal Conectividade Social. O portal Conectividade Social é um canal online disponibilizado pela Caixa gratuitamente às empresas para a transmissão, via internet, dos arquivos gerados pelo programa SEFIP – Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social. O objetivo é facilitar o cumprimento das obrigações relativas ao FGTS.

Qual o certificado deve ser utilizado?

Para empresas que possuem número de CNPJ, deve ser utilizado um certificado de Pessoa Jurídica (e-CNPJ) para identificação nos sistemas e transmissão dos dados. Para facilitar o processo, é possível que a empresa defina um procurador (funcionário ou contador) para ser responsável por essas transações por meio de uma “delegação” dentro do próprio sistema.  Porém, para que isso seja possível, é necessário que o procurador obtenha um certificado digital (e-CPF ou e-CNPJ) e realize também o cadastro no portal Conectividade Social.

Certificação Digital

A certificação digital é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. Tem validade jurídica e confere aos documentos eletrônicos autenticidade, integridade, sigilo e atributo de não repúdio.

A Serasa Experian promove a certificação digital como tecnologia efetiva para a desmaterialização dos processos, com atributos de validade jurídica, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios e processos.

Para mais informações, acesse: www.certificadodigital.com.br