Últimas notícias

Fique informado

MEI: IOB explica as novas regras para emissão de NFS-e que começam em setembro

30 de agosto de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

MEI será obrigado a emitir a NFS-e; Municípios terão que se adequar para a emissão de nota de padrão nacional 

A partir de 1º de setembro, os Microempreendedores Individuais terão que se adaptar a mudanças na emissão de notas de serviço. Com as alterações, os municípios passam a ser obrigados a regulamentar a questão.

As mudanças buscam simplificar o formato e uniformizar a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) em todo o território nacional que, no modelo atual, pode variar por basear-se nas legislações de cada município do país, que antes podia ter um formato para cada cidade, mas agora será padronizado. 

Em junho de 2022 a Receita Federal lançou a Plataforma de Administração Tributária Digital em parceria com a Abrasf (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais) e será por meio dela que serão emitidas todas as notas de serviço a partir de setembro.

“A ideia do governo é estabelecer um leiaute único que atenda às características específicas das mais de 5 mil legislações municipais. Em resumo, é criar um padrão nacional de emissão das notas”, explica Fabiana Marastoni, analista tributária da IOB, smart tech que entrega conteúdo de legislação e sistemas de gestão contábil e empresarial. 

Fabiana Marastoni, utiliza a plataforma de pesquisa da IOB para encontrar informações sobre tributos, impostos e outras leis fiscais. A plataforma oferece uma base de dados atualizada e fácil de usar para acessar informações relevantes e precisas. Além disso, a IOB oferece consultoria e apoio para ajudar a resolver questões tributárias complexas.

O que muda para os MEIs? 

O Comitê Gestor do Simples Nacional também alterou suas normas, obrigando o MEI a adotar a NFS-e de padrão nacional. Apenas quando o serviço for realizado para tomador consumidor final pessoa física, a emissão da NFS-e é facultativa. Porém, se solicitado pelo cliente, e atendendo ao Código de Defesa do Consumidor, a NFS-e deverá ser emitida.  

Também ficou garantido ao MEI a dispensa da emissão de outro documento fiscal municipal relativo ao ISS quando, para a mesma operação ou prestação, tenha emitido a Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) de padrão nacional.

Para a analista tributária da IOB, a uniformização também simplificará o trabalho dos contadores, que deixarão de atender a características específicas entre os municípios para trabalhar com um padrão único nacional. 

Quem precisa emitir nota fiscal de serviço? 

No caso do MEI, a emissão da NFS-e varia de acordo com o cliente contratante do serviço. Se o cliente for pessoa física, segue facultativa a emissão de NFS-e, dependendo da legislação de cada município. Mas, a partir de setembro, no caso do cliente pessoa jurídica, o MEI estará obrigado a emitir a nota padrão nacional. 

Em relação ao MEI, a IOB responde algumas questões ao Crypto ID

Crypto ID: E quanto ao uso do Certificado digital ICP-Brasil para emissão das notas fiscais eletrônicas?

IOB: Nos termos da Lei nº 14.063/2020, certificado digital ICP-Brasil é o certificado digital emitido por uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Para emissão dos documentos fiscais eletrônicos pertencentes ao Sped, como NF-e, CT-e dentre outros, será exigida assinatura eletrônica qualificada, sendo utilizado obrigatoriamente o certificado digital ICP-Brasil.

Crypto ID: Em algum momento os MEIs já foram obrigados a utilizar o certificados digitais ICP-Brasil? Em quais situações?

IOB: Antes da criação da NFSe Nacional, o MEI seguia a regra estabelecida pelo seu município e adotava o modelo de documento fiscal instituído pela legislação municipal respectiva.

Nem todos os municípios disponibilizam modelos eletrônicos, e em regra quando a prefeitura adota modelo de nota fiscal de serviço eletrônica acaba por exigir certificação digital, exceto para o MEI, a exemplo do município de Belo Horizonte.

Crypto ID: Com a nova obrigatoriedade, quando os certificados ICP-Brasil serão necessários para os Microempreendedores?

IOB: Para utilizar o emissor nacional da NFSe o MEI não precisa de certificação digital. Apenas será necessário realizar um cadastro com senha ou poderá se logar aos emissores via integração com a plataforma GOV.BR.

Crypto ID: Caso o contador ou a plataforma de contabilidade recomende o uso do certificado digital, o Microempreendedor terá a opção de utilizar?

IOB: Não existe norma que impeça o MEI de obter certificação digital. Observar que a dispensa de certificação digital ICP-Brasil está vinculada ao modelo de NFS-e Nacional. A certificação digital ICP Brasil poderá ser exigida para emissão de outros modelos de documentos fiscais ou ainda outras finalidades.

OBS: Respostas fundamentadas na Lei nº 14.063/2020; Portal Nacional da NFS-e Nacional.

Sobre a IOB

A IOB é uma smart tech que reúne o melhor de dois mundos: conhecimento e tecnologia. Um universo de possibilidades construído por mais de 1 mil colaboradores, que potencializam o dia a dia de mais de 130 mil clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas de diversos setores econômicos e empresas de contabilidade. Referência nas áreas fiscal, contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e jurídica, se destaca pela credibilidade e tradição aliadas a soluções tecnológicas, humanizadas e centradas individualmente em cada um de nossos clientes. A marca também é dona do IOB 360, que transforma o dia a dia dos contadores por meio de experiências completas. 

Governo permite dispensa de alvarás e licenças para Microempreendedores Individuais

CGI.br cria domínio “.emp.br” para microempreendedores e pequenas empresas

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!

TAGS

MEI