A empresa que desenvolve um dos aplicativos mais populares entre os brasileiros é o mais novo alvo dos hackers. A informação é da companhia de segurança da informação ESET que anunciou nessa sexta-feira um golpe que usa o Whatsapp como bode expiatório.
Na ação os hackers oferecem uma versão “fake” do app que é capaz de roubar ao dados bancários dos usuários quando os mesmos acessam o internet banking.
O golpe envia aos usuários um e-mail em nome da empresa com uma suposta versão do aplicativo para computador. A mensagem virtual contém um link malicioso que acaba por dar acessos antes restritos aos cibercriminosos.
De acordo com Camillo Di Jorge, executivo da ESET a principal razão para essa ação é a popularidade do aplicativo que o tornou uma isca interessante para novas vítimas. “A popularidade do WhatsApp tem transformado essa ferramenta em um alvo dos cibercriminosos”, diz.
A orientação geral dos especialistas é nunca clicar em links ou arquivos enviados por e-mail sem ter completa consciência de sua origem.