Últimas notícias

Fique informado

Web 3.0 contribui com a segurança digital

16 de junho de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Com a evolução da Web 2.0 para a nova geração Web 3.0, espera-se que a segurança das transações aumente muito com o uso disseminado de blockchain

Em meio ao rápido desenvolvimento de soluções voltadas para o ambiente digital, propostas que integram segurança e autonomia têm estado na mira das empresas. Com a evolução da Web 2.0 para a nova geração Web 3.0, espera-se que a segurança das transações aumente muito com o uso disseminado de blockchain.

Os dados poderão ficar armazenados na blockchain, garantindo maior segurança e privacidade. Isso vai contribuir para a criação de ambientes de negócios mais sustentáveis”, explica Otávio Viana, Solutions Engineer Manager da NAVA Technology for Business, companhia de serviços e soluções de negócios e tecnologia.

Hoje, as pessoas enviam suas informações para empresas e elas ficam centralizadas em uma base de dados, como as de redes sociais, sites de compra, mensageiros instantâneos, entre outros.

Na Web 3, informações ficarão em uma Blockchain sob uma “Wallet” de sua propriedade, e somente serão acessadas com permissão do proprietário. Cada pessoa será a detentora de seus próprios dados e poderá decidir como e com quem deseja compartilhar.

Abaixo, Viana lista algumas das principais características desse novo padrão:
– Descentralização: principal característica do novo modelo, a medida permite que os usuários sejam detentores de suas informações; eles participarão das tomadas de decisão e compartilharão informações de forma segura.
– Segurança: ao utilizar a tecnologia blockchain, a Web 3.0 vai garantir mais segurança para o usuário, pois todas atividades terão que ser assinadas com sua chave privada. Além disso, com mais de dez anos de existência, a tecnologia blockchain não sofreu invasão cibernética.
– Velocidade: o novo modelo promete remodelar a Web para que ela seja mais rápida, mais segura e mais resistente ao cibercrime.
– Transparência: mecanismos que possibilitam avaliar a autenticidade de dados, transações, contratos inteligentes, são alguns exemplos de ferramentas que permitem a eliminação de erros, fraudes e até fake news.

Considerando os seus benefícios, a Web 3.0 trará uma mudança radical na forma como compramos, realizamos pagamentos, interagimos uns com os outros e nos divertirmos. Os algoritmos também entenderão os desejos e perfis dos usuários de forma mais consistente. O acesso seguirá sendo feito por meio de browsers e as aplicações (conhecidas como DApps) também passarão a operar de forma descentralizada, possibilitando o acesso direto às blockchains”, finaliza.

Sobre a NAVA

Com mais de 26 anos de atuação, a NAVA Technology for business fornece serviços e soluções de negócios e tecnologia, como Plataforma de AIOps & Observability Strategy, Digital Strategy & Agile Development, Payments, Intelligent Outsourcing, Cloud & Infrastructure Solutions, Advanced Analytics & Automation e Cybersecurity. Assim, a NAVA inspira pessoas e empresas dos setores financeiro, seguros, meios de pagamento, educação, energia, saúde, telecomunicações e varejo a transformar e impactar positivamente o mundo.

Uma grande revolução: a inovação da internet, Web3

Oportunidades x oportunismo na Web 3.0: todo cuidado é pouco

União Blockchain e Web 3.0 está remodelando o mercado de NFTs