Últimas notícias

Fique informado
Senha Online: Como facilitar as coisas

Senha Online: Como facilitar as coisas

2 de março de 2015

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Conheça o aplicativo de segurança Encrypter

Se você faz parte dos milhões de brasileiros que têm

17 de fevereiro de 2015

Serviços de assinatura, redes sociais, aplicativos, correio eletrônico todas essas “maravilhas” da internet exigem de nós uma conta que consequentemente é protegida por uma senha. Diante do aumento de ações dos hackers na violação de dados, os especialistas em segurança da informação reforçam ainda mais os conselhos para garantir a privacidade e proteção em suas contas.

Trocar as senhas a cada três ou quatro meses, não usar a mesma combinação em mais de uma conta, e elaborar conjuntos de letras e números avulsos e sem nenhuma relação pessoal são as dicas primordiais, porém diante disso fica quase impossível memorizar a quantidade de senhas que teríamos que inventar.

Pensando nisso, uma publicação no site Bussiness Insider indicou o uso de aplicativos gerenciadores de senha, como o que já mostramos aqui.

Gerenciar e Facilitar

Se você não quer fazer parte do grupo de internautas que acaba por abandonar as indicações de segurança dos especialistas e correr o risco de ter seus dados expostos com maior facilidade, os gerenciadores podem oferecer uma mãozinha.

Independente do tipo de aplicativo escolhido, as funcionalidades são praticamente as mesmas, mudando apenas a interface e tipos de alerta e apitos.

A função principal dos gerenciadores de senhas é “sugar” as senhas armazenadas nos navegadores e em outros lugares do seu computador e mantê-las em um banco de dados criptografado protegido por uma única senha mestra.

Os principais aplicativos usados para gerar e guardar as senhas são Dashlane, LastPass e 1Password que oferecem interfaces mais fáceis de usar, caso do 1Password, ou mais complicadas , como o Dashlane . Os preços também são diferentes, assim como as funcionalidades que podem ser direcionadas a sistemas operacionais específicos como o IOS.

Mesmo com uma aparência muito mais segura, há quem desconfie dos gerenciadores por manter “todos os ovos na mesma cesta”, o que pode ser um atrativo maior para as “aves de rapina” da internet. Os especialistas em segurança da informação, porém, discordam desse argumento e apontam que o uso dessas ferramentas é muito mais seguro e vantajoso do que gerenciar as senhas individualmente.

Independente da preferência essa pode ser uma excelente maneira de prevenir-se dos esquecimentos muito comuns entre os internautas e ainda garantir sua segurança em uma ambiente em que ataques eletrônicos deixam de ser apenas tema de filmes de ficção científica e ficam cada vez mais próximos.