Últimas notícias

Fique informado
Segurança cibernética: a prioridade do futuro

Segurança cibernética: a prioridade do futuro

10 de agosto de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A identidade digital é uma parte crítica da abordagem de proteção em várias camadas da Mastercard para a segurança

Diante do aumento acelerado de fraudes cibernéticas no mundo, o investimento em segurança digital é uma prioridade que consumidores e empresas devem adotar. Uma das premissas da Mastercard é a adoção de tecnologias de ponta nas realizações de pagamento, a fim de ajudar a reduzir os níveis de fraude e garantir uma melhor experiência ao consumidor.

De acordo com o New Payment Index83% das pessoas planejam usar pelo menos um método de pagamento emergente no próximo ano na América Latina; por esse motivo, é importante que cada vez mais pessoas possuam uma identidade digital (ID) – uma ferramenta-chave e uma maior oportunidade para gerar confiança digital e combater a fraude global. 

A aposta da Mastercard é na criação de um ecossistema de identidade digital reutilizável (ID) que permita a instituições e indivíduos realizarem transações fáceis, rápidas e confiáveis.

O acesso a uma identidade digital trará novas experiências para o consumidor na interação com empresas, prestadores de serviços e suas comunidades digitais, originando práticas de compra online mais eficientes e processos mais transparentes no momento de abrir uma conta bancária ou gerenciar os impostos – simplificando o uso de e-mail, redes sociais e plataformas de entretenimento, proporcionando ao usuário controle de seus dados. Da mesma forma, ainda será possível reduzir o risco de fraude e o roubo de identidade. 

A identidade digital é uma parte crítica da abordagem de proteção em várias camadas da Mastercard para a segurança.

Em 2019, a empresa introduziu um novo marco sobre como as interações digitais devem evoluir e como a identidade digital promoverá confiança, colaboração e crescimento econômico. Este marco é agora utilizado em vários setores, de educação até viagens e saúde. Confiança é o ingrediente chave para conduzir transações de comércio digital – e, para alcançar essa confiabilidade, é imprescindível e fundamental criar uma ID capaz de provar quem somos, bem como se o usuário está interagindo pessoalmente, online ou por aplicativo. 

O mesmo relatório New Payments Index apontou que o uso de pagamentos biométricos, parte integrante do modelo de segurança em várias camadas da Mastercard, inspira mais confiança entre os consumidores. 

 O entusiasmo com o uso da tecnologia de dados biométricos tem crescido na América Latina no último ano pela segurança e comodidade que isso acarreta. Por exemplo, 68% dos latino-americanos estão interessados em usar verificação biométrica para a realização de compras – como impressões digitais ou análise da mobilidade do consumidor. Além disso, 66% deles indicaram que se sentem mais seguros com tecnologias biométricas do que com a introdução de um PIN para verificar uma compra.

Estanislau Bassols, Gerente Geral da Mastercard Brasil

O uso de serviços digitais aumentou devido à pandemia de Coronavírus. Ao mesmo tempo, os golpes, fraudes e ataques cibernéticos contra pessoas e empresas também cresceram. Com isso, a segurança digital ganhou ainda mais relevância para consumidores e organizações, e será um aspecto crítico para o futuro. Investir em segurança e estabelecer parceria com nossos clientes para ter o mais alto padrão de segurança em nosso ecossistema sempre foi a premissa da Mastercard”, afirma Estanislau Bassols, Gerente Geral da Mastercard Brasil.

Como uma empresa de tecnologia, temos soluções completas que vão além dos cartões e que podem contribuir ativamente para as estratégias de negócios de empresas de diversos setores e de todos os portes“, conclui. 

Ao longo do último ano, à medida que os consumidores passaram a realizar mais compras online – buscando soluções que tragam mais comodidade e confiança -, os golpistas também aumentaram suas atividades, desencadeando fraudes, golpes e ataques cibernéticos contra indivíduos e empresas.

De golpes criativos com criptomoedas a vídeos convincentes de deepfake, o crime cibernético cresceu rapidamente: um relatório da McAFee, realizado em colaboração com o Centro de Estudos Estratégicos Internacionais (CSIS), concluiu que em 2020 o cibercrime custou 1 bilhão de dólares à economia global (pouco mais de 1% do PIB mundial).

Este valor representou um acréscimo de mais de 50% em relação ao estudo realizado em 2018, que estimava na época perdas de cerca de 600 bilhões de dólares. Outro relatório, da Nudata Security, mostrou que os ataques a celulares no primeiro semestre de 2020 tiveram um crescimento de 55%, e que as instituições financeiras foram as vítimas dos ataques mais sofisticados. 

Em abril de 2021, a Mastercard anunciou a compra da Ekata, empresa especializada em verificação de identidade. Com esta recente aquisição, a Mastercard redobra sua missão de habilitar um ecossistema digital mais seguro que possa proteger os pagamentos e, de forma mais ampla, proteger toda e qualquer interação digital, mesmo que não seja uma interação financeira. 

Sobre a Mastercard


A Mastercard é uma empresa global de tecnologia do setor de pagamentos. Nossa missão é conectar e impulsionar uma economia digital inclusiva que beneficie a todos, em todos os lugares, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis. Usando dados e redes seguras, parcerias e paixão, as nossas inovações e soluções ajudam indivíduos, instituições financeiras, governos e empresas a alcançar seu maior potencial. Nosso quociente de decência, ou DQ, impulsiona a nossa cultura e tudo o que fazemos dentro e fora de nossa empresa. Com conexões em mais de 210 países e territórios, estamos construindo um mundo sustentável que abre possibilidades Priceless para todos. 

Saiba como melhorar a segurança digital nas empresas

3 razões para PMEs investirem em segurança digital

Segurança digital e modernização financeira: entenda o Open Finance