O site americano Stars and Stripes divulgou essa semana uma matéria sobre a comum fraude digital em que através das ferramentas virtuais criminosos conseguem dados financeiros e pessoais para cometer fraudes no mundo real.
A matéria, que você pode ler na integra aqui, apresenta alguns casos e situa a leitor das ações do governo dos Estados Unidos e ao redor do mundo em relação a esses crimes de roubo de identidade, muito populares por conta de sua impunidade.
Um dos destaques da publicação é a história de Mark Kim que descobriu que teve suas informações pessoais divulgadas após um vazamento de dados da loja Target no ano passado.
O profissional da área de Tecnologia da Informação solicitou então que a loja lhe notificasse caso alguma ação fosse feita em seu nome e isso aconteceu. No primeiro relatório de monitoramento de crédito, Kim descobriu que os bandidos abriram diversas contas em lojas de departamento do país causando mais de US $7000 em prejuízo.
Para solucionar seu problema, o morador de Nova York passou os próximos sete meses entre ligações telefônicas e delegacias de polícia, gastando tempo e desgaste emocional para limpar seu nome perante as autoridades de crédito.
Para conseguir provar que a dívida não pertencia a ele de fato, Kim precisou se desdobrar e não pode contar com ninguém além de si mesmo, já que a impunidade diante desses casos é muito comum, pois a polícia não tem as ferramentas nem o preparo correto para solucionar esses crimes.
Mark Kim foi apenas uma das diversas vítimas de violação de dados no fim de semana do Black Friday – data em que as lojas promovem diversos descontos – de 2013. Estima-se que só durante o fim de semana do ano passado mais de 100 milhões de registros de clientes do varejo, bancos e empresas de internet foram expostos.
O caso mais recente de violação de dados é o da empresa Sony Entertainment, que além de divulgar emails pessoais referente a grandes personalidades, teve dados financeiros de quase 50.000 funcionários jogados na rede.
De acordo com os analistas da Javeling Strategy & Research um a cada três americanos afetados por violação de dados tornou-se vitima de fraude em 2013, um aumento significativo em relação ao ano de 2010, em que uma a cada nove vítimas de violação sofreram fraudes.
Depois do aumento significativo em fraudes empresas como Target e outros grandes varejistas disseram que estão trabalhando para aumentar a segurança. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, incentiva os bancos e lojas para adotarem os cartões com chip e pin, que são mais difíceis de clonar.
Mesmo sendo um problema de nível global, o roubo de identidade causou maiores danos ao governo dos Estados Unidos da América. De acordo com pesquisas do Governo norte americano, quando um cartão de crédito existente é exposto e depois utilizadas para a fraude, a perda média é de 1.251 dólares. Quando um número de segurança social está exposto e, em seguida, usado para abrir novas contas, a perda média é de 2.330 dólares.
É importante destacar que apesar do maior índice de ações fraudulentas na América do norte, estamos condicionados a esses crimes a qualquer momento, por isso atente-se aos dados que fornece e qual a idoneidade das lojas e serviços que usa. Se possível faça um seguro!