Últimas notícias

Fique informado

Relatório da GBG revela que consumidores valorizam mais segurança do que agilidade no Onboarding

4 de julho de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

LONDRES – Um em cada sete usuários de smartphones foi conscientemente vítima de fraude de identidade no ano passado, revela novo relatório de pesquisa da GBG, especialista global em localização digital, verificação de identidade e software de fraude.

O relatório entrevistou consumidores que possuem um smartphone e líderes de negócios no Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, EUA e Austrália. Entre os consumidores pessoalmente impactados pela fraude de identidade:

  • 40% tiveram uma compra online não autorizada feita usando o número do cartão de crédito ou débito
  • 31% tiveram dinheiro transferido para fora de sua conta bancária
  • 28% tiveram o cartão físico de crédito ou débito roubado e usado
  • 24% têm seu número de celular roubado ou clonado

Reconstruindo a confiança

O relatório do GBG revela um cenário atual de desconfiança para os consumidores. Mais de dois terços (67%) dos consumidores estão preocupados que seus dados pessoais estejam disponíveis para venda a fraudadores na internet, e mais da metade (57%) desconfia de sites de comércio eletrônico, acreditando que seus dados “não são nada seguros” ou apenas “um pouco seguros”.[1]

O nível de ansiedade é alto entre os consumidores em todo o mundo, com mais de nove em cada dez (92%) preocupados em ser vítimas de fraude no futuro.

A batalha para combater as fraudes também se intensificou para as empresas. Mais da metade dos líderes empresariais (55%) experimentou alguma tentativa de fraude conhecida ou suspeita nos últimos 12 meses, com metade (49%) dos entrevistados dizendo que aumentou em comparação com o ano passado.

Para mais de um terço (38%) desses líderes empresariais, a violação média de fraude custou a seus negócios entre £ 10.000 e £ 50.000.

No entanto, os danos financeiros não são a única preocupação – quase metade (43%) das empresas viu danos duradouros à reputação da marca como um dos maiores riscos potenciais de fraude.

Os três principais riscos de fraude para as empresas são

  • Fraude de identidade sintética – a criação de uma identidade digital falsa usando uma combinação de dados de identidade falsos e reais – 68% das empresas relataram casos anuais sustentados ou aumentados.
  • Fraude de abuso de promoção – casos de golpistas que se inscrevem com sucesso em um serviço várias vezes para explorar ofertas de marketing para novos clientes – 64% das empresas relataram casos anuais sustentados ou aumentados.
  • Tomada de conta – casos de golpistas que conseguem acessar a conta online de um indivíduo – 68% das empresas relataram casos anuais sustentados ou aumentados.

Mudança no sentimento do consumidor: onboarding é um bom atrito

O relatório State of Digital Identity 2022 da GBG revelou uma tendência crescente de ‘The Great Switch’, onde os consumidores estavam mais do que dispostos a abandonar uma marca se tivessem uma experiência de integração ruim.

No entanto, os dados deste ano revelam que o sentimento do consumidor está se voltando para um desejo de maior segurança em vez de uma experiência sem atrito quando se trata de onboarding.

Quando questionados sobre a importância da rapidez, facilidade e segurança, os consumidores avaliam a segurança como a mais alta: 64% afirmando que é extremamente importante contra 32% afirmando que a velocidade é extremamente importante.

Como resultado, a proteção da identidade de um consumidor está se tornando cada vez mais crítica para que as empresas conquistem e mantenham a confiança do cliente: mais de quatro em cada cinco (83%) consumidores acreditam que é responsabilidade das empresas proteger seus dados de identidade pessoal e 85% dos consumidores em todo o mundo preferem marcas que oferecem ferramentas avançadas de verificação de identidade como parte de um compromisso de combater o roubo e a fraude de identidade.[2]

Ao comparar as expectativas dos consumidores e as prioridades atuais de integração das empresas em uma escala de alto a baixo atrito, há uma disparidade de opiniões.

Os consumidores estão inclinados a aceitar atritos “bons” em favor de uma prevenção robusta de fraudes, no topo da tabela (52%), enquanto as empresas são ponderadas para a rapidez e simplicidade (63%).[3]  

Gus Tomlinson, diretora de produtos da GBG

Segundo Gus Tomlinson, diretora de produtos da GBG,No mundo digital de hoje, consumidores e empresas estão enfrentando fraudes cada vez mais sofisticadas realizadas por um exército crescente de golpistas experientes em tecnologia adeptos da engenharia social e do uso ilegal de dados de identidade digital. As pessoas estão certas em ser cautelosas no cenário atual e não é surpreendente que mais consumidores queiram a garantia de mais cheques das empresas ao acessar bens e serviços on-line.”

“Embora a maioria das empresas entenda a crescente ameaça de fraude e, em particular, a fraude de identidade – 95% das organizações que pesquisamos usam a solução de verificação de identidade – as empresas agora precisam trabalhar para encontrar o equilíbrio certo na integração do cliente para se ajustar em tempo real para oferecer grande velocidade ou maior escrutínio dependendo dos sinais de fraude.[4]

Só assim as empresas começarão a reconstruir a confiança do consumidor e se beneficiarão da atração e retenção de clientes.”

Para mais informações e para baixar o relatório completo, acesse: https://www.gbgplc.com/en/reports/the-state-of-digital-identity-2023/

Estado Global da Identidade Digital 2023 do GBG

Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!