Últimas notícias

Fique informado

Ransomware: o terror tecnológico das empresas

15 de setembro de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O CEO da Under, Roberto Bertó, explica como evitar que sua empresa se junte a outras que tiveram dados sequestrados e atividades paralisadas por conta de cibercriminosos.

Você sabe o que empresas como Renner, Fleury, JBS, Kaseya e o Tesouro Nacional têm em comum? Todas essas organizações foram alvo de ataques de ransomware nos últimos tempos.

A ação criminosa, que consiste em sequestrar os dados vitais de uma empresa através de criptografia, pode causar um prejuízo global equivalente a US$20 bilhões neste ano, segundo dados da Kaspersky.

O Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall 2021 mostra que o Brasil está entre os cinco países que mais sofrem ataques de ransomware no mundo. A principal pergunta que gestores de TI e diretores de empresas estão fazendo no momento é: como evitar ser a próxima vítima?

Roberto Bertó

O CEO da Under, Roberto Bertó, cita uma das falhas mais comuns na segurança de dados das empresas:

“Muitas organizações, na busca por economia, acabam deixando para depois o investimento em um sistema de backup que seja confiável e automatizado”, conta.

Uma das soluções indicadas é contar com uma infraestrutura de backup e restore que recupere os dados rapidamente logo após um desastre como sequestro de dados.

“Uma das formas de obter um RTO (Recovery Time Objective) próximo de zero é contar com um segundo servidor espelhando as informações do servidor principal com backup imutável. Recomendamos ainda backup em diversas camadas, inclusive offsite”.

O número de ataques do tipo ransomware cresceu muito nos últimos dois anos.

“É uma consequência direta da pandemia. Com a descentralização das equipes de trabalho, ficou mais difícil para as equipes de TI gerenciar protocolos de segurança das estações de trabalho remotas. O usuário pode acessar uma rede não-confiável ou não ter a orientação correta sobre como proteger seus dados e comprometer as informações corporativas”, diz Bertó, que aponta o treinamento constante das equipes de trabalho sobre boas práticas na internet, a criação de protocolos de segurança mais rígidos e utilizar softwares originais e atualizados como ações que diminuem as chances de um sequestro de dados. 

Sobre a Under

Com mais de 18 anos no mercado da computação em nuvem, a Under é especialista em entregar soluções em servidores dedicados, cloud e colocation para empresas. Com sede em Porto Alegre e São Paulo, oferece uma estrutura tecnológica de ponta, com dois datacenters Tier-3 no Brasil, localizados estrategicamente para fornecer segurança, alta conectividade, baixa latência e máxima disponibilidade aos seus clientes.

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

Reflexões sobre os ataques de Ransomware. Por Anchises Moraes

Criptografia dupla – uma dor de cabeça em seus esforços de recuperação de ransomware

Série de estudos detalha ataques recentes da ciberespionagem Chinesa – Por Carlos Cabral