Últimas notícias

Fique informado

Operação Cyberconnect combate crimes cibernéticos em São Paulo e outros estados

2 de dezembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Na última quinta-feira (30), a Polícia Civil de São Paulo, por meio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 5 (Deinter-5), em São José do Rio Preto, deflagrou uma megaoperação contra crimes cibernéticos.

A Operação Cyberconnect cumpriu 167 mandados de busca e apreensão e um de prisão em várias cidades do estado de São Paulo, na capital e também em Curitiba (PR), Palmas (TO) e Cuiabá (MT).

A ação contou com a participação de 660 policiais civis do Deinter de Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, Santos e Piracicaba.

Foram instaurados 50 inquéritos policiais para investigar a ação de grupos que praticam crimes cibernéticos, como fraudes por e-mail, phishing, ransomware, spoofing, entre outros.

A investigação identificou pelo menos 3 mil vítimas dos golpistas virtuais somente na região de São José do Rio Preto, que tiveram um prejuízo estimado em R$ 30 milhões. Dez sites são investigados por envolvimento nos crimes.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, afirmou que a operação é um marco no combate a essa modalidade criminosa que tem feito cada vez mais vítimas, que é o estelionato virtual. Ele disse que as investigações contra esse crime eram feitas de forma difusa, o que dificultava a repressão.

Com a operação conjunta, a inteligência da polícia vai poder identificar as quadrilhas que agem no ambiente cibernético e causam prejuízo a milhares de pessoas.

Derrite ressaltou que o prejuízo causado pelos golpes virtuais não é só financeiro, mas também psicológico, pois as pessoas que caem nesses golpes, principalmente idosos, sofrem demais, já que muitas vezes perdem tudo o que têm.

Ele orientou a população a tomar cuidado com e-mails, mensagens e sites suspeitos, e a não fornecer dados pessoais ou financeiros sem verificar a procedência.

A Operação Cyberconnect é resultado de um trabalho conjunto entre a Polícia Civil, o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Receita Federal.

O objetivo é desarticular as organizações criminosas que atuam na internet, apreender os equipamentos usados nos crimes, recuperar os valores desviados e responsabilizar os envolvidos.

A operação Cyberconnect continua em andamento e novas informações serão divulgadas em breve.

27ago(ago 27)09:0028(ago 28)18:00CISO Forum 2024O encontro Premier para líderes visionários em Segurança da Informação e Cibersegurança09:00 - 18:00 (28)