Aldo Rebelo, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação visitou na última sexta-feira (27/03) o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e frisou que dará total importância a valorização da agenda criada pela instituição.
Responsável por estabelecer as diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da internet no Brasil, assim como a execução do registro de nome de domínios, alocação de IPS e outros, o CGI, também promove estudos voltados a segurança da informação na internet.
Na visita, o ministro ressaltou a importância da criação do órgão assim como as discussões a respeito do marco civil da internet que apontam o Brasil como um dos países pioneiros no debate sobre a internet.
Em declaração, o ministro fez ainda um paralelo entre a importância da internet a outros fatos históricos da comunicação como a criação da imprensa, do rádio e do telégrafo. “A internet propicia meios mais universais e abrangentes. Oferece muitas possibilidades”, afirmou.
Além de frisas a importância da rede como meio de comunicação, Aldo Rebelo também apontou os malefícios de seu uso, como os crimes cibernéticos. Para ele, esse é um dos maiores desafios que o país enfrenta por isso é importante introduzir uma política que contribua para a democratização da rede e a redução de desigualdades.
Estavam presentes na reunião, além do ministro, os membros do CGI.br que é formado pelo secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, além de nove representantes do setor governamental, quatro do setor empresarial, quatro do terceiro setor e três da comunidade científica e tecnológica.
Fonte: MCTI