Leadcomm lança no Brasil Plataforma Halcyon contra Ransomware
4 de julho de 2023Ferramenta foi desenvolvida com recursos do Departamento de Defesa dos Estados Unidos
A Leadcomm, empresa de cibersegurança que atua no formato one-stop-shop, anuncia o lançamento no Brasil da Plataforma Halcyon, a primeira solução para ransomware de todo o mundo construída com base em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML).
A abordagem é uma tentativa de imitar mais de perto a organização neural biológica. Trata-se de um produto único, que opera como uma a última camada de proteção contra ransomware, utilizado para sequestrar dados das empresas, cujo impacto estimado apenas no nosso país está em torno de US$ 20 bilhões.
A Halcyon é uma startup criada em 2021, com investimentos do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e, em seu último round de investimentos, contou com a Dell Technologies Capital.
O objetivo era criar soluções que permitissem que empresas que sofressem ataques de ransomware pudessem continuar a operar normalmente.
“A parada brusca de atividades é extremamente danosa para empresas de todos os portes e setores. Assim, consideramos que o mercado da Plataforma Halcyon no Brasil compreende empresas de todos os tamanhos e ramos de atividade. O lançamento segue a missão da Leadcomm, que tem em seu DNA a busca e o oferecimento ao mercado de soluções disruptivas e modernas, especialmente as de empresas de nicho que têm potencial de se tornarem líderes, caso da Halcyon”, afirma Leandro Yañez, líder de inovações da Leadcommm.
A Plataforma Halcyon visa enfrentar esse problema agindo mais profundamente do que as outras soluções no mercado, que geralmente agem sobre o nível computacional do usuário. A solução, diferentemente, age no nível mais baixo do kernel (Ring 0), que em um computador, é a ligação entre a sua parte física, representada pelo processamento de dados, e os programas. “Ao ser capaz de compreender o que está se passando no nível de kernel, nossa ferramenta obtém um nível inédito de segurança. Ela age em uma camada computacional que outras não atingem, com uma abordagem pioneira no nosso mercado.”, expõe Yañez.
“A Plataforma Halcyon previne não só os ataques de ransomwares que já operam, mas também os ataques daqueles desconhecidos. Para isso, ela analisa contextualmente esse artefato desconhecido. É um mecanismo de resiliência cibernética contra uma ameaça muito grave e que tem causado prejuízos milionários a vários setores de atividade”, complementa o líder de inovações.
Ataques de ransomware têm atingido o mundo inteiro, e são uma questão que interessa em muito a empresas de todos os setores no Brasil. Segundo dados da IBM divulgados na pesquisa anual X-Force Threat Intelligence Index, a América Latina é a quarta região que mais sofre ataques de ransomware no mundo – na região, 67% dos ataques aconteceram no Brasil.
Outros números, da Associação Norte Americana Nacional de Diretores Corporativos, revelam que nos Estados Unidos, 50% das empresas sofreram um ataque de ransomware. Em 2021, o impacto estimado dos ataques de ransomware no país foi estimado em US$ 20 bilhões.
O segredo da Plataforma Halcyon é o aperfeiçoamento constante, baseado no treino contínuo com em IA e ML. Ao compreender o comportamento de um artefato malicioso que busca sequestrar um ambiente de trabalho digital, a solução realiza a análise e o bloqueio desta ameaça, e no caso de uma possível falha, captura as chaves de criptografia e realiza a descriptografia dos arquivos impactados, além de proteger o Shadow Copy do Windows. Uma vez assimilada pela plataforma, essa inteligência é retransmitida a todos os clientes da empresa, gerando um aprendizado orgânico e contínuo.
“As demais ferramentas do mercado irão bloquear alguns tipos de ransomware, em algum dos pontos da cadeia de ataque. Mas a Plataforma Halcyon irá bloquear todas as ameaças e em todos os pontos. É a última linha de defesa”, diz Leandro.
Relatório da GBG revela que consumidores valorizam mais segurança do que agilidade no Onboarding
6 em cada 10 empresas de pequeno porte já foram contaminadas por ransonwares, afirma BluePex
Pelo segundo ano consecutivo, Brasil é o país mais atacado por Ransomware na América Latina
Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital
O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!
Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!