Laboratório de Segurança em Computação da UFSC realiza processo eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil
22 de junho de 2021A UFSC possui experiência em segurança da informação e disponibiliza recursos de computação, sistemas e orientação presencial
O Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC), em parceria com a Coordenadoria de Cerificação Digital da Sala Cofre da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza nesta segunda-feira, 21 de junho, as eleições para desembargador(a) do Quinto Constitucional, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC).
Representantes da OAB/SC estiveram na universidade na última quinta-feira, dia 17, para a cerimônia de preparação e configuração dos computadores utilizados no pleito.
A UFSC possui experiência em segurança da informação e disponibiliza recursos de computação, sistemas e orientação presencial para garantir a segurança do processo eleitoral.
O sistema de votação é o mesmo utilizado pela UFSC nas eleições internas, pelo e-Democracia.
Porém, a extensão universitária que atende o pleito da OAB inova com a funcionalidade relacionada à autenticação, que permite aos eleitores votarem utilizando seus Certificados Digitais ICP-Brasil.
Este sistema permite votações online seguras, fazendo uso de criptografia homomórfica, de forma que é possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto em claro (descriptografar o voto) individual de cada eleitor.
Projetos de extensão como esse já foram executados com sucesso em eleições para o Ministério Público Estadual, a Associação Catarinense do Ministério Público, a Procuradoria-Geral de Justiça, o Ministério Público Federal e para consulta dos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Toda inspeção do hardware e instalação do sistema operacional para realização do pleito foi acompanhado pelos representantes da Comissão de Implantação da Estrutura para Eleições Digitais para o Quinto Constitucional e LGPD, Alexandre Medeiros (presidente), e da Comissão Eleitoral do Processo de Inscrição da Lista Sêxtupla, Fábio Jablonski (presidente).
Pela primeira vez na história, advogadas e advogados de Santa Catarina escolhem os nomes que irão compor a lista sêxtupla para a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional no TJSC.
Fonte: Notícias da UFSC
Votar é coisa séria, pela Internet mais ainda
Projeto de Telepediatria da UFSC é referência internacional
Criptografia Homomórfica. Por Adriano Frare
Distúrbios no Capitólio põe em xeque a segurança da informação do Congresso Americano