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Google irrita a Microsoft mais uma vez

Google irrita a Microsoft mais uma vez

13 de janeiro de 2015

Parece que a antiga rixa entre Google e Microsoft não vai acabar tão cedo. Depois da divulgação de uma falha do Windows 8.1 no fim de 2014 pela Google, a multinacional noticiou esse domingo mais um problema no novo produto de sua concorrente deixando os executivos da Microsoft furiosos.

O álibi do Google para expor as falhas dessa maneira é o programa Project Web, que tem como objetivo deixar a internet mais segura. Apesar da boa intenção, a ideia não vem agradado seus concorrentes que tiveram seus softwares expostos de forma aprofundada como nunca antes na rede.

Projeto

O Project Web nada mais é do que uma equipe do Google especializada em segurança da informação que vasculha sistemas com bastantes usuários a procura de bugs. Ao encontrá-los o Google notifica a empresa responsável pelo software que tem até 90 dias para corrigir a falha e disponibilizá-la à seus clientes.

Quando isso não acontece é liberado uma alerta pública expondo todos os detalhes do problema encontrado, o que aconteceu com a Microsoft.

A fúria da Microsoft

A primeira vez que a empresa foi notificada pelo Google sobre uma de suas falhas foi em 30 de setembro de 2014. Mesmo diante do aviso do Google, a Microsoft não disponibilizou uma solução para seu bug no prazo estipulado pelo programa o que  ocasionou na divulgação da primeira falha.

O caso foi abafado pela Microsoft, porém voltou acontecer neste domingo quando novas falhas foram disponibilizadas na rede após a Microsoft “ignorar” a notificação do dia 13 de Outubro.

O x da questão nessa disputa é que a Microsoft disponibilizaria a correção para o segundo bug de seu software dia 13 de Janeiro, em respeito a seu calendário e ao conhecido “Patch Tuesday, data em que a companhia apresenta atualizações a seus clientes, no caso a segunda terça-feira de cada mês.

De acordo com o diretor de Security Response Center da Microsoft o Google foi informada do plano de adiar a divulgação da correção em dois dias e ainda sim divulgou a falha.

O assunto gerou diversas discussões entre especialistas na internet. A quem defenda os 90 dias como um prazo razoável para encontrar e divulgar uma solução, porém por outro lado existe quem defenda que o Google não tem acesso aos códigos do software e por isso não sabe a complexidade das falhas e como solucioná-las. Independente da razão no episódio, o caso gerou um desconforto entre as duas empresas o que pode trazer benefícios ou problemas para os usuários, o que nos resta é esperar para ver.