A segurança cibernética será um dos temas mais importantes para as empresas nos próximos anos. Preparado para essa realidade?
Isaac Newton é considerado uma das mentes mais brilhantes da história. E não é para menos.
Newton e seus trabalhos sobre mecânica, ótica e cálculo matemático trouxeram uma contribuição incalculável para o desenvolvimento da humanidade.
Por Fernando Cosenza
A partir das suas ideias, elaboradas há mais de 300 anos, somos capazes, por exemplo, de descrever com precisão o movimento de corpos no espaço.
Esse conhecimento foi, e continua sendo, fundamental para a física moderna. Sem ele, não teríamos satélites em órbita, e muito menos viagens espaciais.
Mas, nem mesmo esse grande gênio foi capaz de entender tudo sobre o que estudou. Newton reconheceu que, apesar de descrever com perfeição os efeitos da força da gravidade, ele nunca conseguiu entender como a atração gravitacional realmente funcionava.
Entretanto, não entender como o sol – mesmo estando a 150 milhões de quilômetros de distância – atrai a Terra não impediu Newton de compreender os efeitos dessa força sobre questões práticas da vida.
Esse foco prático de Newton reverbera até hoje, quando usamos os nossos celulares, o GPS do carro ou viajamos de avião.
Muito bem, mas o que Isaac Newton tem a ver com cibersegurança?
Nada, mas há uma lição que podemos extrair da sua história.
Eu ainda ouço de alguns executivos que, pelo fato de não entenderem os aspectos técnicos da segurança cibernética, preferem delegar o assunto.
Evidentemente que um executivo não vai atuar diretamente nas questões técnicas. Mas, ao se manter distante do tema, ele também se abstém de conhecer melhor os efeitos que a cibersegurança — ou a falta dela — tem sobre questões práticas do negócio.
A segurança cibernética será um dos temas mais importantes para as empresas nos próximos anos. Em algumas indústrias, talvez ele já o seja.
É certo que a pandemia acelerou ainda mais o uso de tecnologias digitais, expondo organizações e pessoas a um nível maior de risco. Mas essa tendência não vai desacelerar na medida em que a crise sanitária se dissipar de vez.
Segundo levantamento da Fortinet, empresa americana de soluções de proteção cibernética, as tentativas de ataques no Brasil cresceram impressionantes 950% em 2021.
Parece bem óbvio que todo executivo, mais cedo ou mais tarde, vai ser chamado para decidir sobre esse assunto. Nessa hora, o que ele vai fazer? Pedir ajuda para os universitários não será uma alternativa.
Por isso, manter distância do tema não é certo. É fundamental que executivos de todas as áreas se dediquem a entender, desde já, a segurança cibernética sob uma ótica gerencial.
Você não tem que entender como um cibercriminoso pode invadir a sua empresa, mas é fundamental que compreenda os efeitos que a gestão da cibersegurança tem para a sua organização, seus negócios, parceiros e clientes.
Ninguém precisa ser um Isaac Newton para isso. Basta colocar o assunto na agenda e começar a se informar.
Bem-vindo ao The Tech Summit, onde a inovação encontra seu epicentro em São Paulo!
Visando debater o valor da tecnologia, inovação para
Mais
Detalhes do evento
Bem-vindo ao The Tech Summit, onde a inovação encontra seu epicentro em São Paulo!
Visando debater o valor da tecnologia, inovação para os negócios e promover mudanças significativas no cenário tecnológico, o evento The Tech Summit realiza a sua primeira edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo.
O Tech Summit é mais do que um evento; é uma jornada disruptiva que conecta mentes brilhantes e inspira ações impactantes.
Suas palestras, painéis e workshops exploram a vanguarda da transformação corporativa, catalisando mudanças significativas no cenário tecnológico com o objetivo é ir além do convencional, desafiando fronteiras e moldando o futuro agora mesmo. Faça parte da revolução digital no The Tech Summit. O futuro está sendo definido aqui e agora.
A conferência promete reunir cerca de 150 participantes entre executivos, CEOs, CTOs e diretores de companhias referência na área de inovação tecnológica, já tem a presença confirmada de porta-vozes de empresas como L’Oreal, Petz e Sicredi, que irão apresentar cases de sucesso de transformação digital.
Segundo Rafael Narezzi, CEO da 4CyberSec e idealizador do The Tech Summit e da conferência global Cyber Security Summit Brasil, o cenário empresarial atual no Brasil trouxe um foco total para a tecnologia em todas as áreas.
“Tudo o que fazemos hoje trabalha ou vive tecnologia, e tecnologia gera valor. Então, quando olharmos para um banco, por exemplo, não é mais apenas um banco, ele é uma fintech, uma empresa financeira que tem suas operações centradas em alguma tecnologia. E no caso de, por exemplo, uma empresa de cosméticos, agora ela se torna uma beautytech. Então a ideia é debater o impacto da tecnologia em uma empresa, independentemente do setor em que ela atua, e descobrir como a tecnologia gera valor para o negócio”.
Com o tema “Inovação disruptiva: reinventando negócios através da Tecnologia”, o evento vai abordar a importância de reimaginar o papel da tecnologia, enfatizando a gestão integrada e a experiência do usuário, assim como a reinvenção da entrega de tecnologia, com ênfase em metodologias ágeis, serviços de infraestrutura modernos e parcerias flexíveis. Além disso, a necessidade de garantir o futuro da base tecnológica será um destaque, realçando a importância da arquitetura flexível, análise de dados e segurança cibernética.
Um dos palestrantes confirmados para o evento é Helio Matsumoto, CIO do Sicredi, que abordará a “Evolução digital e inovação no setor financeiro”.
Helio é engenheiro eletrônico e possui MBA em Administração de Negócios pela FGV, além de especialização em Executive Program – Generative AI pelo MIT (2023). “No Sicredi somos comprometidos com o crescimento de mais de 7,5 milhões de associados e com o desenvolvimento local, construindo relacionamentos por meio de mais de 100 cooperativas, 2,7 mil agências e cerca de 45 mil colaboradores. Nesse contexto, a área de tecnologia é fundamental para escalar a transformação digital, e isso acontece por meio de lideranças e equipes que atuam de olho nos resultados, planejando soluções inovadoras, escaláveis, sem perder de vista o propósito da organização”, explica o CIO do Sicredi.
Outra atração confirmada para o evento é Wiliam Potenti, CIO e membro do Comitê Executivo da L’Oréal Brasil, que vai abordar os pilares da estratégia de inovação que a L’Oréal tem adotado para se destacar no setor de beleza brasileiro. Executivo de TI com 20 anos de experiência em empresas de Energia, Indústria, Beleza e Consultoria, William é graduado em Tecnologia e possui MBA em Gestão Estratégica de TI.
O CIO conta que a L’Oréal quer se tornar a empresa número 1 de beleza no mundo. Para atingir esse objetivo, está investindo em tecnologias inovadoras para melhorar a experiência do cliente. “Por meio da aquisição da Modiface, empresa especialista em tecnologias de realidade aumentada e inteligência artificial, conseguimos habilitar o e-commerce para proporcionar experiências multissensoriais e personalizadas, fundamentais no ramo da beleza”, comenta.
Adicionalmente, Fernando Mitkiewicz, superintendente de Tecnologia e Transformação Digital da ANAC e professor da Faculdade Mackenzie Brasília, será também um dos palestrantes do The Tech Summit. Ele revela que, em sua apresentação, pretende “abordar o tema de ‘Citizen Experience’, a próxima fronteira de Governo Digital, e como a ANAC está estruturando a oferta proativa e personalizada de serviços públicos digitais, com foco no usuário, para resolver os principais desafios do setor de aviação”. Fernando é ex-Secretário de Governo Digital e possui experiência tanto no setor público quanto privado. Ele ocupou cargos de destaque, como a presidência do Conselho de Administração do SERPRO e conselheiro da DATAPREV. No Ministério da Infraestrutura, foi Subsecretário de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação, além de outras instituições, públicas e privadas.
O CISO do C6 Bank, José Luiz Santana, irá palestrar sobre “Como segurança pode servir de alavanca para transformação digital”. Ele é especialista em cibersegurança, prevenção à fraudes, computação em nuvem, infraestrutura de internet e tecnologia, com 10 anos de experiência no segmento financeiro. “Com a crescente digitalização dos negócios, uma nova abordagem do papel da segurança pode servir de alavanca para inovação, escalabilidade e eficiência de custo das jornadas digitais. Segurança não deve ser opcional, deve ser uma parte fundamental na forma como produtos digitais são desenvolvidos”, explica.
Alex Julian, CTO da Kora Saúde, é outro nome anunciado. Com mais de duas décadas de experiência na área de tecnologia, Alex já atuou em empresas como UHG, SAS Institute, Bradesco, HSBC, Dell, Citibank, B3, Vivo e Claro. Graduado em Ciências da Computação e com MBA em gestão de projetos e finanças, ele também atua como conselheiro consultivo em empresas de tecnologia e mentor de startups vinculadas à iniciativa Pipe (FAPESP).
Por fim, a CIO da Petz, Claudia Marquesani, também será uma das palestrantes do The Tech Summit. Com mais de 27 anos de experiência em Tecnologia da Informação, participou de eventos nacionais e internacionais, como MBA Brasil em Harvard e E-commerce Brasil, abordando temas como transformação digital e inteligência artificial no varejo, além de palestrar sobre a participação da mulher no mercado de trabalho no TEDx Campinas.
Estamos focados em criar uma rede de comunicação capaz de fortalecer todas as partes nessa luta diária. Nossos encontros se adaptam às necessidades de nossos clientes e os capacitam através de informações exclusivas com as soluções que as maiores potências do mundo estão utilizando para se proteger das ameaças digitais.