Escândalos da NSA vão custar caro ao mercado de tecnologia dos EUA
7 de abril de 2015US$ 47 milhões de dólares é o valor estimado em perdas do mercado de tecnologia norte americano após as denúncias de Edward Snowden sobre os planos de ciberespionagem da NSA.
Os dados foram divulgados pela agência de análises americana Forrester Research que informou ainda que as áreas mais afetadas desde as declarações do ex-agente são cloud computing e outsourcing. Para a firma os impactos das descobertas das ações de espionagem ainda poderão durar pelo menos três anos.
Apesar de alarmante, o número ainda é baixo diante da primeira previsão da empresa, feita no mesmo ano das denúncias, e que estimou uma perda de US$180 bilhões. Isso mostra que a empolgação do mercado com novas tecnologias de segurança e o fluxo de investimento para esse segmento deixou a desejar.
Para a Forrester Reserach, o avanço para pesquisas nessa área e o crescimento do setor foi interrompido principalmente por conta das ações ilegais de vigilância das agências governamentais, em especial referentes ao programa de espionagem Prism que era voltado tanto a usuários como a empresas de diversos países.
Essa ação teria feito com que os investidores perdessem a confiança no mercado, o que consequentemente reduziu os ganhos dos países estrangeiros assim como os lucros referentes ao mercado doméstico.
Em dados isso representa 26% de clientes internacionais que interromperam completamente os contatos com empresas americanas, sendo que 8% da redução do faturamento do ano passado foi atribuído ao Prism.
O lado positivo da queda do mercado é o aumento da consciência das empresas em relação a segurança da informação. Já que muitas empresas deixaram de terceirizar serviços de segurança e passaram a tomar essa demanda para si.
Essa redução na perspectiva negativa, fez com que as perdas não fossem tão sentidas por algumas empresas. Isso porque os gastos com empresas terceirizadas passaram a ser usados em infraestruturas internas, o que compensou, em alguns casos, os contratos de outsoursing.
A pesquisa foi realizada exclusivamente no mercado norte americano, porém especialistas da empresa afirmam que resultados parecidos podem ser sentidos no exterior.