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Bilhete Digital QR Code TOP passa a contar com venda pelo WhatsApp e pagamento via PIX

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16 de dezembro de 2020

Os passageiros da região metropolitana de São Paulo também poderão recarregar o Cartão BOM com a tecnologia do Bilhete Digital QR Code TOP

O TOP, Bilhete Digital QR Code, traz mais uma vantagem aos passageiros da CPTM e do Metrô de São Paulo. A nova passagem unitária com tecnologia QR Code, que está gradativamente substituindo o antigo bilhete magnético, passa a contar com mais um canal de vendas, o WhatsApp TOP, com pagamento via PIX.

Com o novo serviço, os passageiros terão a comodidade de poder realizar a compra de qualquer lugar e usar o bilhete direto da tela do celular, sem a necessidade de imprimi-lo. 

Alexandre Baldy – Secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo

“Uma das vantagens da implantação do Bilhete Digital QR Code, que já é aceito para embarque em todas as estações da CPTM e Metrô, é o aumento da capilaridade de canais de vendas e meios de pagamento. Neste primeiro momento, o piloto de vendas por WhatsApp começa com pagamento exclusivo via PIX, mas já temos previsto para os próximos meses a ampliação também para pagamento com cartão de crédito”, destaca o Secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy. 

O lançamento do piloto deste novo canal de pagamento possibilitou também a parceria entre o TOP e o BOM, cartão de transporte aceito nos ônibus que operam as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP.

A partir de agora, os passageiros do Cartão BOM também passam a ter a opção de recarga do BOM Comum pelo WhatsApp TOP com pagamento via PIX, aumentando a rede de recarga e apoiando o projeto de digitalização dos canais de vendas e atendimento do cartão. 

Lançado pelo Banco Central no fim de 2020, o PIX é uma forma de pagamento instantâneo que, diferentemente das transações por TED ou DOC, faz a transferência do valor em tempo real, disponível 24 horas todos os dias.

Para usar essa nova forma de pagamento, é preciso ter uma chave PIX que pode ser registrada pelo aplicativo da instituição bancária em que a pessoa possui conta. 

A recarga do Cartão BOM e a compra do Bilhete Digital QR Code por WhatsApp são feitas exclusivamente pela conta oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

No caso do Bilhete Digital QR Code para embarque na CPTM e Metrô, o bilhete é gerado na tela e pode ser salvo na galeria (Android) ou Arquivos (IOS) do celular e também é enviado para o e-mail do cliente. É possível comprar 1 (um) Bilhete Digital QR Code por vez, com o limite de até 4 (quatro) compras por dia.

No caso do Cartão BOM, o valor por recarga é de até R﹩ 100 (cem reais) e, após transação concluída, basta o passageiro fazer a liberação do crédito nos validadores localizados nas estações da CPTM e Metrô, nos terminais da EMTU ou a bordo dos ônibus. 

Nesta primeira semana, a comunicação do piloto acontece nas estações Imperatriz Leopoldina, Domingos de Moraes, Sumaré e Clínicas, e, a partir do dia 7 de junho, será ampliada para as estações Santana, Palmeiras-Barra Funda e Carapicuíba. O lançamento para toda população está previsto para dia 28 de junho. 

Mais de 8 milhões de unidades do Bilhete Digital QR Code vendidas 

Lançado pelo Governo do Estado de São Paulo em dezembro passado, o Bilhete Digital QR Code ultrapassou a marca de 8 milhões de unidades comercializadas.

E esse número deve aumentar ainda mais. Desde 24 de março, teve início uma operação de substituição do bilhete unitário tradicional (conhecido como Edmonson) pelo modelo mais moderno.

Até o momento, mais de 50% das bilheterias da CPTM e do Metrô já fizeram a substituição da passagem unitária pelo Bilhete Digital QR Code. Essa operação segue de forma gradativa até o final de junho. 

Atualmente, os passageiros da CPTM e do Metrô podem adquirir o Bilhete Digital QR Code da seguinte forma: 

WhatsApp oficial TOP (11 3888-2200) 

Forma de pagamento: PIX 

Aplicativo TOP (Android e IOS) 

Forma de pagamento: Crédito, Débito (consulte no app as bandeiras aceitas) 

Bilheterias das estações do Metrô e da CPTM 

Forma de pagamento: Dinheiro 

Máquinas de Autoatendimento (ATM) 

Forma de pagamento: Débito 

Estabelecimento Comerciais Parceiros 

Forma de pagamento: Débito, Crédito, Dinheiro (consulte no local a forma aceita) 

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