Ataques cibernéticos colocam em risco a reputação e trazem prejuízos para empresas
16 de abril de 2022Plataforma lista três ameaças reais que podem impactar na cibersegurança e interferir na imagem e nos negócios das empresas
O avanço tecnológico e o conforto que as compras online oferecem ao consumidor, mostram uma tendência de crescimento do e-commerce no mundo todo.
Como a movimentação financeira se intensifica na medida em que as pessoas aumentam suas compras realizadas pela internet, as operações tornam-se alvo de fraudes. As ameaças são reais e podem trazer muitos problemas para quem compra e para quem vende por meio da rede.
As ameaças vêm evoluindo em quantidade e na sua complexidade, tanto nos ataques digitais, quanto nos ataques realizados por seres humanos.
Algumas ameaças são conhecidas por ataques a software por meio de vírus, e-mails e websites de phishing (responsáveis por roubar dados e senhas), golpes de engenharia social (que manipulam pessoas para roubar informações privadas) e roubos de dispositivos móveis (que armazenam informações confidenciais).
A Azion, empresa que desenvolve e oferece serviços de performance e segurança cibernética, aponta três situações que podem oferecer sérios riscos a uma empresa.
O vazamento de dados de usuários é um dos crimes cibernéticos mais comuns. Quando isso acontece, as consequências para a reputação das empresas são imediatas. O CISO (diretor de segurança da informação) da Azion, Maurício Pegoraro, afirma que o vazamento de dados é apenas o começo dos problemas das empresas.
“Um vazamento de dados nunca acontece sozinho, o vazamento dessas informações contribui para uma imagem negativa, sendo que a reputação e credibilidade serão afetadas negativamente. Isso ocorre, principalmente, se outros foram prejudicados, o que demonstra o descuido com a segurança digital da empresa”, alerta.
Outro ponto de atenção são os chamados “Eventos de Segurança Interna”. Nesse caso, o ataque cibernético parte de dentro da própria empresa. Seja por um funcionário insatisfeito, ou que esteja motivado por outro sentimento, como raiva, inveja ou frustração.
Para Maurício Pegoraro, da Azion, é importante que a empresa acompanhe seus colaboradores. “Tem que cuidar da satisfação desse trabalhador. É preciso fazer com que ele se sinta parte do time, que ele esteja feliz e motivado. Deste modo, você reduz a chance de um evento desta natureza”, explica.
O phishing é mais um problema que exige cuidados. O cibercrime é uma tentativa de fraude para obter ilegalmente informações como número da identidade, senhas bancárias, número de cartão de crédito, entre outras, por meio de e-mail ou outras ferramentas.
“Vivemos uma época em que as quadrilhas digitais estão atacando. Mais uma vez é importante a valorização de funcionários, porque um dos meios mais empregados por esses criminosos é a cooptação de trabalhadores insatisfeitos, que têm acesso ao sistema e que são pagos para instalar malwares, por exemplo”, finaliza o CISO da Azion, Maurício Pegoraro.
Proteger dados é o grande objetivo da segurança da informação e, em meio à era digital, a informação gera valor e credibilidade às organizações, ajuda a garantir sua vantagem competitiva, por isso, é necessário zelar por ela. Investimentos em segurança digital são investimentos para a consolidação da imagem positiva da empresa, ampliando o número de negócios, a redução de prejuízos por fraudes e principalmente, garantir a segurança nas compras de seus clientes.
Sobre a Azion
A Azion é uma plataforma de Edge Computing que facilita a maneira de criar, proteger, entregar e observar aplicações modernas em qualquer lugar – em mais de 100 data centers operados pela Azion, ou ainda em devices remotos, on-premises e multi-cloud. Considerado pelo Gartner uma das 10 principais tendências tecnológicas que impactam as áreas de infraestrutura e de operações, o Edge Computing viabiliza serviços de missão crítica inovadores necessários para construir o futuro do e-commerce, games, finanças, mídia e aplicações como IoT, Edge AI, 5G, Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR).
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