Ataque cibernético atinge a agência de saúde dos EUA em meio ao surto de Covid-19
17 de março de 2020Ataque cibernético atinge a agência de saúde dos EUA em meio ao surto de Covid-19
Por Shira Stein e Jennifer Jacobs via Bloomberg.com
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA sofreu um ataque cibernético em seu sistema de computadores, parte do que as pessoas familiarizadas com o incidente chamaram de campanha de interrupção e desinformação que visava minar a resposta à pandemia de coronavírus e pode ter sido o trabalho de um ator estrangeiro.
“Estamos cientes de um incidente cibernético relacionado às redes de computadores da área de saúde e serviços humanos, e o governo federal está investigando esse incidente minuciosamente”, disse John Ullyot, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, em comunicado.
“O HHS e os profissionais de segurança cibernética do governo federal estão monitorando continuamente e tomando as medidas apropriadas para proteger nossas redes federais”.
Ele disse que “o HHS e as redes federais estão funcionando normalmente no momento”.
Embora se suspeite de um estado estrangeiro no ataque, o governo ainda não confirmou quem era, segundo uma autoridade dos EUA.
“Não tivemos penetração em nossas redes, não houve degradação do funcionamento de nossas redes”, disse o secretário de Saúde e Serviços Humanos, Alex Azar, em entrevista à Casa Branca sobre o coronavírus na segunda-feira à tarde.
O ataque, que envolveu a sobrecarga dos servidores HHS com milhões de acessos ao longo de várias horas, não conseguiu diminuir significativamente os sistemas da agência, como aparentemente pretendia, de acordo com uma das pessoas familiarizadas com o assunto. Eles pediram anonimato para discutir detalhes do incidente.
Uma porta-voz do HHS disse em comunicado que a agência havia “colocado proteções extras” enquanto se preparava para responder ao surto de coronavírus.
“No domingo, tomamos conhecimento de um aumento significativo da atividade na infraestrutura cibernética do HHS e estamos totalmente operacionais à medida que investigamos ativamente o assunto”, disse a porta-voz Caitlin Oakley. “Estamos coordenando a aplicação da lei federal e permanecemos vigilantes e focados em garantir a integridade de nossa infraestrutura de TI”.
Pouco antes da meia-noite do domingo, o Conselho de Segurança Nacional emitiu um aviso de tweet sem elaboração de mensagens de texto “falsas”. O tweet foi motivado por uma mensagem de um remetente desconhecido avisando que os “amigos militares” da pessoa ouviram em um briefing que “o presidente ordenará uma quarentena obrigatória de duas semanas para a nação”.
As autoridades acreditam que a mensagem – espalhada por texto, email e mídias sociais – esteja relacionada ao ataque cibernético do HHS, disseram uma das pessoas. Trump não propôs uma quarentena obrigatória na segunda-feira, mesmo quando pediu aos americanos que evitem se reunir em grupos de mais de 10 pessoas e parem de comer em restaurantes e ir a bares.
Fonte: bloomberg.com
Coronavírus: AARB divulga medidas de segurança para Autoridades de Registro