Uma nova perspectiva para a certificação digital no Brasil
6 de janeiro de 2020A simplificação do processo de emissão do certificado digital aprovada pelo CG ICP-Brasil, em sua última reunião, no dia 3 de dezembro de 2019, traz um desafio de adaptação significativo para os players deste mercado, sejam eles AC, AR, ACT, PSS, PSC ou PSBio
Por Igor Rocha
Se por um lado há risco para a sustentação do negócio caso nada seja feito, existe também oportunidade, talvez a maior na história recente desta indústria, para players, antes coadjuvantes, assumirem posições de protagonismo, pois as mudanças promoverão uma alteração no equilíbrio de forças entre os concorrentes.
Para aqueles que pretendem preservar a prosperidade de seus negócios ou ainda mais, anseiam assumir uma posição de destaque neste novo cenário da certificação digital, é fundamental entender o movimento que tem desencadeado as mudanças, o que esperar do novo cenário e como estabelecer uma estratégia para um bem-sucedido reposicionamento de seu negócio.
As mudanças promovidas por esta iniciativa podem parecer simples, quando observadas superficialmente, mas elas trazem novos conceitos de negócio e novas tecnologias, alguns de aplicação imediata e outros que necessitam ser entendidos, como preparação para outras mudanças, que em breve virão.
Os empresários e executivos das entidades que compõem o mercado de certificação digital precisam, rapidamente, obter uma visão abrangente deste novo cenário, proceder uma análise imparcial da situação e estabelecer um plano de adaptação adequado ao seu negócio.
A decisão anterior de tornar-se, por exemplo, uma AC ou AR, pela adesão a um dos modelos oferecidos pelos players dominantes, precisa ser revisitada. As mudanças trazidas pelo CG ICP-Brasil (e as outras ainda por vir) apontam para uma transição, do modelo atual para uma estrutura mais “flat”, abrindo novas possibilidades.
Em transições de mercado como esta é importante reunir conhecimento especializado e experiência. Um trabalho bem executado amplia o entendimento dos riscos e oportunidades e assegura uma tomada de decisão bem fundamentada.
O que foi construído até agora pelos empreendedores deste mercado é digno de reconhecimento e constitui um ativo importante que, se bem usado, moldará um futuro promissor do negócio.
* Igor Rocha – Pioneiro no mercado de certificado digital e consultor independente.
Marcelo Buz publica vídeo em que fala sobre a modernização do certificado digital no Brasil
Colaboração de Renato Martini na DigitalSign
Veja as alterações da Resolução 154 do Comitê Gestor da ICP Brasil
Publicada no DOU RESOLUÇÃO Nº 151 que regulamenta a simplificação dos processos da ICP-Brasil
Confira as emissões de certificados digitais ICP-Brasil em 2019