Últimas notícias

Fique informado

Testamento particular: descubra como o certificado digital pode agilizá-lo

16 de fevereiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

5 utilidades do certificado digital para empreendedores

Empreender é um caminho repleto de desafios. Porém, há alguns trâmites e burocracias que podem ser facilitados com o certificado digital.

23 de dezembro de 2022

Com tecnologia BRy, Certificaminas lança seu assinador digital: Certifica Signer!

Com tecnologia BRy, Certificaminas lança seu assinador digital: Certifica Signer.

1 de dezembro de 2022

5 dicas para otimizar rotinas contábeis 

Dessa forma, uma das grandes vantagens de ter a meta de otimizar as rotinas contábeis é mudar a forma como o mercado vê o contador.  

21 de novembro de 2022

O papel das Autoridades Certificadoras no Brasil: mais importante do que você imagina

Ao pensarmos em certificados digitais, podem surgir muitas dúvidas a respeito de como tudo funciona. As Autoridades Certificadoras (ACs) têm um papel primordial em todo o processo.

10 de novembro de 2022

O testamento particular é considerado a forma mais simples de fazer o documento e o processo pode ser ainda mais facilitado com o certificado digital

O número de testamentos no Brasil cresceu nos últimos anos. Entre janeiro e julho de 2022, o aumento foi de 21,38% em relação ao mesmo período de 2019, segundo o Colégio Notorial do Brasil. 

Além de mostrar qual é a vontade pessoal, providenciar o documento pode acelerar os trâmites de recebimento da herança, já que a vontade expressa do falecido tende a evitar conflitos.

Também é útil para o testador dispor de parte de seu patrimônio conforme sua conveniência, bem como quando o testador discorda da forma como a lei dispõe os bens: possibilitando deixar uma parte maior para um familiar mais necessitado ou uma pessoa querida que fica de fora da partilha por questões jurídicas. 

O testamento particular é considerado a forma mais simples de fazer o documento e o processo pode ser ainda mais facilitado com o certificado digital, além de conferir outras vantagens. 

Quer saber quais são e como fazer o testamento com certificação digital? Continue a leitura!

O que é testamento particular?

O testamento particular é um dos tipos de testamento aceitos no Brasil. Os outros tipos são o público, registrado em cartório; e o cerrado, também chamado de secreto.

Em geral, fica com o advogado que só o revela quando o testador falece. Teoricamente, ninguém sabe do conteúdo até que seja necessário começar o processo de inventário. 

Já o testamento particular pode ser elaborado até de próprio punho. Para ter validade, é preciso que três testemunhas assinem, mas não é preciso registrar em cartório. Dessa forma, após o falecimento do autor, ele é registrado em juízo e verifica-se a veracidade.

O juiz, em alguns casos, não chama todas as testemunhas por entender a declaração de uma ou duas como suficientes para prova de que o testamento é real.

O testador, se quiser, pode contar com mais testemunhas para garantir maior veracidade ou prevenir-se da ausência de um deles, por questões de falecimento, por exemplo. 

A lei permite distribuir metade do patrimônio de acordo com a vontade do testador, inclusive para quem não é herdeiro, oficialmente.

Os outros 50% seguem a regra jurídica e ficam para os chamados herdeiros necessários: marido/esposa; companheiro/companheira; descendentes (filhos, netos, bisnetos); ascendentes (pais, avós, bisavós).

Lembrando que se a pessoa tiver cônjuge/companheiro(a) e filhos, por exemplo, a herança fica para eles. Em caso de ausência desses familiares, a sucessão passa para as outras opções. 

Como o certificado digital acelera o processo de testamento particular? 

Como nos contratos e outros documentos, os testamentos particulares podem ser assinados com certificado digital. De acordo com a advogada Marcela Lemos, apenas os testamentos do tipo particular podem ser assinados com a ferramenta. 

As vantagens são as testemunhas assinarem de qualquer lugar que estiverem. Dessa forma, não é preciso haver deslocamento, bem como pagamento de taxas de autenticação.

Validar o testamento com certificado digital também confere camadas a mais de segurança ao documento, que passa a ser protegido com criptografia. Assim, é possível verificar se houve alterações. O testamento particular é considerado o mais frágil dos três. Com o certificado, ele fica mais seguro. 

Qual certificado usar para assinar testamento particular?

Os testamentos particulares devem ser assinados por pessoas físicas. Por isso, é preciso ter um certificado e-CPF, seja A1, A3 ou em nuvem.

Além de agilizar o trâmite, será possível usá-lo em diversas situações depois, como assinar contratos a distância, declarar imposto de renda, acessar o eSocial e muito mais. 

Independentemente do tipo de certificado que você escolher, a Certificaminas deixa a sua jornada de compra muito mais segura e prática. Alguns podem ser emitidos por videoconferência. Peça o seu certificado digital!

Menos burocracia: 5 situações em que o certificado digital pode te ajudar

Proteção de dados: veja como e por que proteger os seus com certificado digital

5 utilidades do certificado digital para empreendedores

Com tecnologia BRy, Certificaminas lança seu assinador digital: Certifica Signer!

No Crypto ID você encontra as principais informações sobre tecnologia, segurança da informação e identificação digital no âmbito dos Cartórios do Brasileiros e outros países. Confira!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!