Últimas notícias

Fique informado

Senha do certificado digital: perdi, e agora?

15 de outubro de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O certificado digital é uma ferramenta que aumenta a segurança de negociações, documentos e procedimentos em órgãos importantes

Nós sabemos, você lida com uma infinidade de informações. Precisa lembrar da senha do banco, e-mail, softwares. E, eventualmente, pode esquecer algumas delas, inclusive a do seu certificado digital. 

A maneira de resolver o esquecimento da senha ou PIN é diferente para cada tipo de certificado. Precisamos adiantar algo importante: nenhuma Autoridade Certificadora tem acesso à senha criada por você. Então, entrar em contato com a AR não vai te ajudar a resolver seu problema. 

Mas há alguns caminhos, como vamos mostrar ao longo do artigo. Para ver a resposta que você deseja mais rápido, se guie pelos subtítulos, leia o que está de acordo com o certificado digital que você possui. 

Senha do certificado A1 

Para emitir e usar o certificado A1, há algumas formas de gerar a senha, elas variam de acordo com a maneira que o instrumento é gerado. Para todas, não há quantidade mínima de dígitos. O processo de emissão envolve uma senha, e a utilização outra.

– Para emissão do certificado digital A1 on-line, a senha de emissão é gerada pelo cliente. Ele deve guardar esse código porque a autoridade certificadora não tem acesso a ela. No procedimento de emissão, ele gera outra senha para utilizar o certificado. 

– Presencialmente, a senha de emissão é gerada aleatoriamente pelo sistema e entregue em mãos para o cliente, por meio de um documento reservado.

Com a senha de utilização, o certificado A1 pode ser utilizado em máquinas diferentes, simultaneamente. Por isso, é necessário que você se lembre da senha, caso passe o arquivo para o contador ou um colaborador seu. 

Para o certificado digital A1, o erro da senha não gera bloqueio do certificado digital.

Como recuperar senha do certificado digital A1 

A senha de emissão do certificado A1 não pode ser recuperada se o método de emissão for por videoconferência. 

Já nos certificados digitais A1 emitidos presencialmente, é possível recuperar na AC, desde que apresentado o documento de identificação, para comprovar a titularidade do certificado.

Mas atenção: nunca por e-mail, telefone, SMS ou WhatsApp.

Recuperação de senha de uso certificado A1 

Há duas maneiras de recuperar a senha do A1. 

1ª: Com o certificado instalado no computador

1. Pesquise por opções da internet no menu iniciar.
2. Uma caixa com propriedades da internet aparecerá, clique em conteúdo.
3. Clique em certificados, selecione o certificado que você deseja alterar a senha.
4. Clique em exportar e depois em avançar.
5. Se a opção de exportar a chave privada não aparecer, não é possível alterar a senha.
6. Clique em avançar, avançar novamente, até chegar na tela de alteração de senha.
7. Digite a nova senha e clique em avançar.
8. Selecione a pasta em que seu certificado será salvo, renomeie o arquivo
9. Clique no certificado.
10. Abra o arquivo e clique em avançar até que seja possível digitar a nova senha.
11. Insira a nova senha.
12. Antes de salvar, marque a chave como exportável.
13. Clique em avançar até que apareça a opção de concluir.
14. Pronto, você criou uma nova senha para o certificado A1.
15. Observação: a nova senha só é válida para uso em sua máquina.

1. Acesso o link que foi enviado por você para emitir o certificado no e-mail
2. Clique em download do assistente de emissão de certificado. Se houver algum problema nesta etapa e você for cliente Certificaminas, entre em contato com a gente.
3. Digite usuário e senha.
4. Clique em emitir certificado.
5. Conclua.
6. Instale o certificado no computador.
7. Observação: a nova senha só é válida para uso em sua máquina.

Você também pode seguir o tutorial via vídeo para recuperar sua senha.

Senha certificado A3 

O certificado A3 demanda mídias criptográficas para ser usado: cartão ou token. Também é necessário digitar o PIN (pelo menos quatro dígitos) todas as vezes que esse certificado for usado. É uma segurança bem-vinda, já que aqueles que possuem acesso às mídias podem utilizá-lo. 

Ao contrário do certificado digital A1, as tentativas sucessivas de acertar a senha podem bloquear o certificado. Para desbloqueá-lo, é possível usar o código PUK para destravá-lo e recuperar a senha do certificado A3.

Se você perdê-la, precisará recuperá-la presencialmente na AC. Não é permitido passar essa senha por e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio não presencial. 

Como recuperar senha do certificado A3 

Como adiantamos, a forma mais simples de recuperar o PIN do A3 é ao usar o PUK. Se você errar o PUK três vezes seguidas, seu certificado digital é bloqueado definitivamente. Diante dessa situação, a única alternativa é solicitar um novo certificado para a Autoridade Certificadora. 

Senha do certificado na nuvem – Bird ID

O certificado digital em nuvem, o Bird ID, funciona de forma distinta para senhas e acesso. Não é necessário baixá-lo no computador e nem usar nenhuma mídia criptográfica. Mas, para acessá-lo, é preciso digitar uma senha. 

Como recuperar senha do Bird ID  

Ufa! No Bird ID não há bloqueio por erro de senha. Há três maneiras de redefinir o código. 

  • No painel de acesso, após errar o código três vezes, aparecerá uma mensagem de recuperação da senha. Depois, você pode optar por resgatá-la via: 

Mensagem SMS: você terá acesso a um código que te permite recuperar a senha. 

– Dispositivo OTP: caso já tenha vinculado algum ao seu smartphone, use o código mostrado na tela. 

– Código de emissão do certificado: se você lembrar qual é ou tiver registrado em algum lugar, pode digitar para recuperar sua senha. 

Perdi o PIN do aplicativo do Bird ID, como recuperá-lo? 

Uma das vantagens do certificado Bird ID é poder acessá-lo pelo celular. Mas, por segurança, é preciso usar um PIN para utilizar o certificado no dispositivo móvel. 

Caso você esqueça os quatro dígitos, qual alternativa temos? 

É simples, basta excluir o aplicativo e instalá-lo novamente. Será solicitado um novo PIN. Se o gerador de OPT sumir do aplicativo, sincroneze-o novamente no painel do Bird-ID.

Cuidados com senhas de certificado digital 

O certificado digital é uma ferramenta que aumenta a segurança de negociações, documentos e procedimentos em órgãos importantes. Por isso, em alguns serviços obrigatórios ele já é obrigatório. 

No entanto, essa segurança também depende da força da sua senha e de quem tem acesso a ela. Por isso, é indicado que você anote suas senhas, mas em local seguro. De preferência, em um caderno que não sai do escritório, por exemplo. Há algumas gavetas com chave, use-as. 

É melhor do que anotar no celular e em sistemas como Trello, Asana, Google Drive, e-mail. Se houver alguma invasão, sua segurança está ameaçada. 

Para senhas fortes, mescle números, com caracteres especiais, maiúsculas e minúsculas. Fuja de datas de aniversário, casamento e similares. 

Fonte: AC Certificaminas

Sobre Certifica

A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.

A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.

Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.

Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.

A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.

A rede da ARs conta ainda com o acompanhamento dos setores de business intelligence e compliance, que acompanham toda a rede, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.

Leia aqui alguns artigos produzidos e sobre a Certifica Autoridade Certificadora!

AC Certificaminas explica como a criptografia funciona nos certificados digitais e quais seus benefícios

Cartão, token ou nuvem: qual a melhor opção para certificado digital?

Digitalização de documentos pessoais: mais praticidade e segurança ao titular