Safeweb assina parceria com a Prefeitura de Porto Alegre na área da Certificação Digital
27 de setembro de 2018Seguindo a linha do pioneirismo e com um olhar voltado para colaboração a Safeweb, uma das mais importantes Autoridades Certificadoras do país, realizou nesta quarta-feira (26), uma outra ação inovadora no que diz respeito à massificação do uso do Certificado Digital.
A iniciativa trata da assinatura de um termo de doação firmado entre a empresa e a Prefeitura da Capital Gaúcha. O ato, ocorrido no Paço Municipal, contou com a presença do Prefeito Nelson Marchezan Junior e de diversas autoridades e representantes de entidade.
No documento, a Safeweb se compromete a doar Certificados Digitais para os servidores públicos municipais de Porto Alegre. A ferramenta será usada para otimizar as rotinas internas da Prefeitura. A ideia é que esse trabalho comece pelo projeto do Escritório de Licenciamento, onde todos os processos já nascerão no formato digital, e onde a segurança e a validade jurídica serão garantidas através do uso da Certificação Digital.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Leandro Lemos, responsável pelo projeto do Escritório de Licenciamento, a parceria é extremamente positiva e ajudar á o poder executivo municipal a não só inovar, mas também economizar.
“Um grande avanço, além desses mais de 800 mil reais de economia ao ano, uma mudança no paradigma da gestão, da agilidade, da transparência, e ainda da segurança jurídica. Porto Alegre, que tinha a algúria de ser uma cidade lenta no processo, dá um passo importante hoje no sentido se tornar uma cidade competitiva para atração de investimentos na construção não só de residências, mas também de hospitais, de presídios, e de centros comerciais, gerando emprego, renda e receita fiscal”, ressaltou.
O Presidente da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella, afirmou que esse tipo de parceria é visto pela empresa como um investimento.
“Nós não precisamos ter um retorno financeiro, esse retorno pode vir através de novas soluções que trazem agilidade para nossa cidade, por exemplo. Para nós da Safeweb, que trabalhamos na área da tecnologia, quanto mais o segmento se desenvolver, principalmente na administração pública, mais benefícios a iniciativa privada pode ter. Então não é custo para Safeweb, e sim um benefício. Um investimento que nós temos certeza que vai retornar não somente para Safeweb, mas também para toda sociedade, para todas as empresas do município e para toda população de Porto Alegre”, destacou.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Valter Nagelstein, o resultado gerado é aquilo que a sociedade precisa dentro deste processo: transparência, rigidez e celeridade.
“Nós da câmara de vereadores estamos na mesma linha, já com o processo eletrônico implantado, e com a parceria da Safeweb na emissão dos Certificados Digitais. Eu saúdo por demais que estejamos o poder legislativo e o poder executivo dentro da mesma frequência, trabalhando a favor da sociedade porto alegrense”, disse.
Durante sua fala, o Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior, também ressaltou a importância da participação da iniciativa privada no sentido de provocar, positivamente, o setor público.
“A assinatura desse convênio é a Safeweb nos dando as ferramentas necessárias, nos tirando boa parte de todas as desculpas que nós poderemos ter para não implantar um sistema digitalizado do início ao fim, que não para com a Certificação, que não para com a utilização da SEI, que não para com a possibilidade de nós investirmos aqui dezenas de milhões e fazermos a digitalização do passado que está no papel. É importante frisar isso para que a gente possa deixar claro todo o trabalho que precisa ser feito e o caminho que precisa ser caminhado dia a dia, entre todas as secretarias, para que o Escritório de Licenciamento tenha realmente todo o seu processo no formato digital”, enfatizou.
O processo de emissão dos Certificados Digitais deverá ter início nos próximos dias. A expectativa é que os servidores públicos municipais de Porto Alegre possam estar aptos a usar a ferramenta disponibilizada pela Safeweb o mais breve possível. Esse processo deverá contar ainda com um trabalho de treinamento e esclarecimento da tecnologia que passa a ser utilizada.