Últimas notícias

Fique informado
Renato Martini visita Soluti para acompanhar a implementação da biometria

Renato Martini visita Soluti para acompanhar a implementação da biometria

15 de setembro de 2016

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Diretor-presidente do ITI acompanha de perto implementação da biometria na ICP-Brasil

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Renato Martini esteve em Goiânia-GO, dia 12  para acompanhar a evolução da implementação da coleta dos dados biométricos na Autoridade Certificadora Soluti. Antes, Martini havia comparecido a uma unidade da AC Certisign e já tem agendadas visitas a outras entidades que integram a ICP-Brasil.

soluti-renato-martini

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Nos aproximamos do início das operações de nosso sistema de identificação biométrica. Já temos um Prestador de Serviços Biométricos credenciado e estamos prestes a credenciar o segundo. As Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil têm se movimentado para implementar a coleta biométrica o quanto antes e assim cumprirem os cronogramas. Nossa impressão até aqui é bastante positiva”, destacou Martini.

Na oportunidade esteve presente o assessor técnico da presidência do ITI Eduardo Lacerda. Segundo o assessor, que coordena os trabalhos relacionados à biometria, num futuro próximo a confirmação das identidades de pessoas físicas e jurídicas será bastante célere e eficiente.

A primeira etapa deste projeto é iniciar as coletas biométricas dos requerentes ao certificado. Quando iniciarmos a operação do sistema, todos os cadastrados em nossa base serão identificados com a tecnologia biométrica, ou seja, impressões digitais e fotografia do rosto. Cada certificado digital será emitido com base em cadastro de informações biográficas e biométricas e, assim, o já bastante seguro sistema nacional de certificação digital estará ainda mais protegido e confiável”, comentou.

Segurança, facilidade e praticidade são os ganhos obtidos com a implementação da coleta biométrica nas Autoridades de Registro da ICP-Brasil. Essa é a opinião da diretora operacional da AC Soluti Vanessa Campos. Segundo a executiva, o tempo do empresário é muito precioso e, mesmo agregando ao certificado mais um elemento de segurança, o acréscimo no tempo de atendimento é imperceptível.

“A biometria vai eliminar um grande tempo atualmente dedicado para conferência e validação das identidades, o que facilitará sobremaneira o processo de emissão e, ao mesmo tempo, AR e cliente estarão protegidos pela segurança conferida com a validação biométrica”.

Segundo o agente de registro Clairton Rodrigues, o impacto nas rotinas de atendimento foi mínimo com a implementação da coleta biométrica nas autoridades de registro da ICP-Brasil. “Para mim, que recebi capacitação para o novo procedimento, a experiência é muito positiva. A coleta das impressões digitais e o clique para a fotografia da face, procedimentos importantes, são simples de se realizar e nos ajudam a identificar ainda melhor as pessoas. Isso traz uma segurança para que possamos fazer o nosso trabalho”, comentou.

 Experiência

soluti_1

Clairton Rodrigues | Agente de Registro da Soluti

Segundo o agente de registro Clairton Rodrigues, o impacto nas rotinas de atendimento foi mínimo com a implementação da coleta biométrica nas autoridades de registro da ICP-Brasil.

Para mim, que recebi capacitação para o novo procedimento, a experiência é muito positiva. A coleta das impressões digitais e o clique para a fotografia da face, procedimentos importantes, são simples de se realizar e nos ajudam a identificar ainda melhor as pessoas. Isso traz uma segurança para que possamos fazer o nosso trabalho”, comentou.

Fonte: ITI