Últimas notícias

Fique informado

Portabilidade do Certificado Digital: tudo o que você precisa saber

12 de julho de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Soluti e BSSP realizam a 2ª edição do Congresso Nacional Online Pensar Contabilidade

Congresso 100% gratuito e online destinado a profissionais e estudantes

21 de maio de 2021

Soluti cresce 43% em 2020 e prepara nova sede sustentável em Goiânia

Com inauguração prevista para o segundo semestre do ano, instalação terá certificação LEED e abrigará Data Center em Goiânia

29 de abril de 2021

Versátil, o Certificado Digital tem ainda a possibilidade de migração, isto é, de ser emitido por uma instituição que atenda melhor ao titular do produto

Na prática, o Certificado Digital é um documento que por meio de uma autenticação forte, criptografada, identifica uma pessoa física ou jurídica, assegurando a ela proteção em todas as suas transações realizadas no ambiente virtual. 

Mobilidade, segurança e conectividade são termos-chaves quando o assunto são os benefícios dos Certificados Digitais. No Brasil, eles são previstos e assegurados pela legislação nacional, garantindo segurança aos titulares desses produtos.

No dia a dia, os Certificados Digitais permitem o acesso seguro a vários serviços, como os bancários e o de órgãos como a Receita Federal e o INSS. De forma adicional, é possível também:

– Assinar e enviar documentos pela internet, com o uso da Assinatura Digital.

– Participar de leilões eletrônicos e emitir procurações eletrônicas.

– Habilitar a CNH no celular.

– Enviar, de forma online, as declarações da sua empresa, emitir Nota Fiscal, escriturações contábeis e fiscais, além de registrar e acompanhar as operações de transporte de carga entre duas empresas.

– Acessar serviços como o do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES).

Versátil, o Certificado Digital tem ainda a possibilidade de migração, isto é, de ser emitido por uma instituição que atenda melhor ao titular do produto. Nesse processo, a agilidade e a facilidade são termos-chave.

Dessa forma, apesar de ser um assunto relativamente novo, a portabilidade do certificado é simples, segura e possibilita ao titular desse produto, migrar para uma instituição que atenda melhor às suas necessidades e expectativas, com um processo mais rápido e econômico.

Nesse sentido, um produto que já é vantajoso, ganha ainda mais benefícios e vantagens.

Continue a leitura e saiba como fazer a portabilidade do seu certificado.

Portabilidade do Certificado Digital: o que é?

O processo de portabilidade de um Certificado Digital, nada mais é do que a migração de uma Autoridade Certificadora (AC), que emitiu o certificado, para outra AC. Esse fluxo é um direito do titular do certificado e pode ser feito por por qualquer Autoridade Certificadora cadastrada e ativa na ICP-Brasil.

De forma complementar, com a migração, o cliente tem segurança, agilidade e atendimento de excelência ao longo de todo o processo de portabilidade, uso e renovação do seu Certificado Digital, contando com suporte técnico em todas as etapas.

Na Soluti, o processo de portabilidade do Certificado Digital pode ser feito integralmente de forma online, contemplando tanto Pessoa Física (PF), quanto Pessoa Jurídica (PJ). Para isso, é necessário:

– Ter um Certificado do tipo A3 ativo, seja ele E-CNPJ A3 ou E-CPF A3.

– Ter os dados biométricos cadastrados no PSBIO, sistema da ICP-Brasil. 

Como funciona a Portabilidade do Certificado Digital?

O processo de portabilidade ou re-emissão do Certificado Digital é simples, seguro e rápido. Vale lembrar que não há um limite máximo de renovações, sendo possível ter sempre a solução ativa e pronta para uso.

De forma geral, é indicado que a portabilidade seja solicitada uma semana antes da data de vencimento do certificado, assim, quaisquer contratempos podem ser resolvidos com tranquilidade e eficiência. 

Apesar dessa recomendação de mercado, vale lembrar que  a Portabilidade do Certificado Digital leva, no máximo, 24 horas para ser concluída na Soluti, no caso de PJ e, em média, 5 minutos para PF, depois do envio do voucher. Confira o passo a passo do processo:

Com a portabilidade digital, o titular do certificado elimina os custos com deslocamento e tem um processo mais ágil, seguro e transparente. Com a Soluti, ele ganha também:

– melhor relação custo/benefício com o seu certificado digital, que pode ser emitido até por videoconferência.

– redução de custos e riscos envolvidos com a documentação física.

– privacidade e segurança dos seus dados no ambiente digital.

– soluções e tecnologias desenvolvidas pela IDTech referência no Brasil.

Fonte: Soluti Responde

Soluti inova e lança nova versão do app Bird Id

Soluti e BSSP realizam a 2ª edição do Congresso Nacional Online Pensar Contabilidade

Soluti cresce 43% em 2020 e prepara nova sede sustentável em Goiânia