Últimas notícias

Fique informado
PJe alcança 4 milhões de processos eletrônicos em Março

PJe alcança 4 milhões de processos eletrônicos em Março

7 de abril de 2015

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Judiciário cria rede para troca de informações sobre PJe

Judiciário cria rede para massificar PJe-  Processo Judicial Eletrônico O

19 de março de 2015

Nova versão do Pje chega aos tribunais em até 60 dias

Disponibilizada na próxima semana e com um prazo de 60

13 de março de 2015

Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça, o Processo Judicial Eletrônico (PJE) já ultrapassa a marca de 4 milhões de feitos processados por meio eletrônico em todo o país, os dados são baseados na prestação de contas do terceiro mês do ano feita pelos tribunais regionais.

Criado para desburocratizar e facilitar o trabalho dos magistrados, o PJe unifica os tribunais brasileiros em um único sistema desde Dezembro de 2011 quando começou a ser implantado.

De acordo com o mapa apresentado pelo CNJ, o órgão que mais utiliza o sistema atualmente é a Justiça do Trabalho com mais de 3 milhões de processos sendo julgados por 1,2 mil órgãos. O documento apresenta ainda que pelo menos 2,2 mil órgãos julgadores já fazem uso da ferramenta.

Tratando-se do âmbito estadual,  o PJe já foi implantado em 15 tribunais,entre eles Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Paraíba, Maranhão, Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará e Pará.

Entre os estados ativos tramita através do PJe mais de 1 milhão de processos, destacando a Justiça Federal de Pernambuco que passou a usar o sistema em Março de 2011 e hoje registra quase 314 mil processos em 209 órgãos julgadores.

Sobre o PJe

O Processo Judicial Eletrônico começou a ser desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça em Setembro de 2009 com base em um projeto da Justiça Federal desenvolvido pelo TRF5.

Atualmente o PJe está em sua versão 1.7 e apresentou benefícios como acesso mediante usuário e senha  para demandas do ministério público, Defensoria Pública e advogados.