Últimas notícias

Fique informado

MEC disponibiliza plataforma de emissão do Diploma Digital e o Validador Nacional

19 de dezembro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Ministério da Educação lança serviço de emissão de Diploma Digital e Portal Validador Nacional

O Diploma Digital é uma ação de inovação tecnológica que possibilitará a modernização do fluxo processual para emissão e registro de diploma nas Instituições de Ensino Superior

No dia 16 de dezembro de 2020, o MEC lançou o serviço de emissão de Diploma Digital para a Rede Federal de Educação e do Portal Validador Nacional que possibilitará a modernização do fluxo processual para emissão e registro de diploma nas Instituições de Ensino Superior (IES) com maior transparência e agilidade. O evento contou com a participação do Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro. 

Ao unir legislação educacional e tecnologia, o MEC mediante o uso da certificação digital, criou não apenas uma sólida ferramenta no combate à falsificação e às irregularidades de diplomas pela Transformação Digital, mas também, iniciou uma Revolução Digital na Educação.

A solução proposta terá abrangência inicial no âmbito das Universidades Federais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com a previsão de beneficiar mais de 1.300.000 (Um milhão e trezentos mil) estudantes matriculados nos cursos de graduação do país.

Lançamento do serviço de emissão de Diploma Digital . Foto: Catarina de Oliveira Chaves

“Os benefícios práticos dessa nova configuração vão desde a redução de tempo e de custo na emissão e no registro do diploma, passando por permitir maior segurança durante o processo de emissão, garantir a autenticidade do documento, facilitar sua distribuição e, ainda, a promoção de ações para preservação do meio ambiente, a partir da eliminação de uso do papel”, comentou o Ministro de Educação.

Já é possível emitir o diploma como documento nato digital, ou seja, aquele que adota o formato digital desde a sua origem, tendo a mesma validade jurídica do documento físico e esta é presumida mediante assinatura, com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais.

Além disso, o MEC também armazenará os diplomas digitais gerados pelas IES e inaugurará um portal nacional para validação desses diplomas digitais. Com isso, serão lançados, em 2021, dois ambientes eletrônicos desenvolvidos pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), um para a validação dos documentos emitidos pelas instituições de educação superior e, o outro, para a visualização de históricos acadêmicos.

Ao final do evento, os gestores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foram parabenizados por serem as primeiras instituições de ensino a participarem desta implantação fomentada pelo MEC, que saem na frente ao iniciarem a emissão de diplomas digitais, a partir de agora.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Fotos: Catarina de Oliveira Chaves

MEC regulamenta o Diploma Digital de Ensino Superior

Uso de diploma digital gera economia, segurança e agilidade para universidades e estudantes