Últimas notícias

Fique informado

ITI participa das definições sobre o regulamento do INMETRO das bombas de combustíveis com certificados ICP-Brasil

20 de novembro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O Inmetro promoveu mais uma reunião sobre o processo de certificação digital padrão ICP-Brasil das bombas medidoras de combustíveis líquidos.

A primeira reunião ocorreu no último dia 20 de outubro e contou com a participação de 63 representantes de vários segmentos do setor.

Na reunião realizada na última quinta-feira, 19 de novembro, o INMETRO contou com um público de 75  participantes entre representantes de vários segmentos do setor e de governo e teve como temas a certificação digital, recuperadores de vapor e critérios para adequação do parque instalado.

Foto ITI

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) participou como convidado da nova rodada de discussão sobre o processo de regulamentação das bombas medidoras de combustível.

Na ocasião, foi destacada a legitimidade do ITI para propor a especificação e os quesitos criptográficos em parceria com o INMETRO, responsável pela especificação metrológica das bombas medidoras de combustível.

O ITI, na oportunidade, esclareceu aos presentes, dúvidas em relação aos algoritmos criptográficos, prazo de validade de certificados e outras referências normativas já aprovadas  pelo Comitê-Gestor da ICP-Brasil, que abordam também a política de certificados criado especialmente para objetos metrológicos.

Carlos Fortner, Diretor-presidente do ITI

Segundo Carlos Fortner, Diretor-presidente do ITI

A parceria com o INMETRO, neste caso específico das bombas de combustíveis, representa para o ITI a oportunidade de mais uma entrega importante à sociedade e ao consumidor: a partir da substituição progressiva das bombas atuais por novas, já com certificação digital ICP-Brasil embarcada, haverá significativo aumento no controle do volume de combustível dispensado.

Os donos de postos idôneos, aqueles que não lesam o consumidor, encontrarão na certificação digital embarcada um importante aliado no combate à concorrência desleal e fraudulenta dos postos que entregam volume menor do que aquele indicado nas bombas.

Para o início de 2021, espera-se que o INMETRO esteja credenciado como Autoridade Certificadora de primeiro nível, condição esta que permitirá a continuidade desse e de outros projetos que passarão a utilizar certificados digitais para objetos metrológicos.

Com informações do ITI

Certificado Digital na Internet das Coisas

Inmetro credencia-se para ser autoridade certificadora

Primeiros equipamentos da ICP-BRASIL são certificados pelo INMETRO

Inmetro conclui consulta pública sobre conformidade de produtos ICP-Brasil

Publicada Resolução 179 que trata dos Requisitos Mínimos para as Políticas de Certificados na ICP-Brasil