Últimas notícias

Fique informado

ITI e Associações Comerciais se aliam para fortalecimento do setor

1 de agosto de 2019

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O fortalecimento da tecnologia da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil frente ao desafio de digitalização do Brasil foi tema da videoconferência promovida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB.

Você também pode ouvir essa matéria. Aperte o play.

O encontro virtual reuniu a diretoria do ITI e o presidente do CACB, George Pinheiro, em Brasília para uma conversa com os associados, na manhã desta quarta-feira, 31 de julho.

“Recentemente, a ICP-Brasil passou por atualizações e, agora precisamos nos reinventar enquanto setor de certificação para darmos a nossa contribuição ao desafio da digitalização e desburocratização do país”, declarou o presidente do ITI, Marcelo Buz, ao dar as boas-vindas.

Os novos normativos, publicados na Resolução nº 151/2019, proporcionaram o desenvolvimento de um novo modelo de mercado para a comercialização dos certificados digitais, conferindo ainda mais segurança aos processos.

Atualmente, são mais de 8 milhões de certificados digitais ICP-Brasil ativos e o objetivo, segundo Buz, é atingir mais de 40 milhões nos próximos três anos.

Segundo ele, o modelo liberal de gestão da infraestrutura permite uma atuação ideal do Estado enquanto normatizador e fiscalizador com estreita participação da sociedade civil e do mercado na construção das políticas para o setor.

“Trabalhamos juntos e temos no mercado a livre competição para a criação dos diferenciais de comercialização deste serviço que atua contundentemente na mitigação de fraudes e de corrupção”, salientou.

O presidente da CACB, George Pinheiro, frisou a parceria com o ITI para o fortalecimento do setor junto às 2.300 Associações Comerciais em todo o país.

“É importante termos esse relacionamento com o governo em uma conversa clara, na qual é de interesse comum o serviço que prestamos para a emissão dos certificados digitais”.

Pelo CACB ainda participou o coordenador nacional do Programa de Geração de Receitas e Serviços, Luiz Antônio Bortolin, que defendeu os encontros via videoconferência para capacitação e atualização. “É hora de a gente avançar. Temos que nos reinventar juntos”, finalizou.

As associações comerciais podem atuar no mercado de certificação digital no atendimento ao usuário como Autoridades de Registro, vinculadas a uma Autoridade Certificadora.

Fonte: ITI

  Veja a nossa coluna do ITI

ITI lança o 2º vídeo sobre a ICP-Brasil e o Certificado Digital

O ITI lança novo vídeo sobre a Certificação Digital ICP-Brasil. Assista agora!