Últimas notícias

Fique informado

Imposto de Renda 2022 traz inovações para o contribuinte

25 de fevereiro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Em comemoração aos 100 anos do Imposto de Renda no país, a Receita Federal e o Serpro lançam várias novidades tecnológicas aos contribuintes

A principal delas é a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, que estará disponível em todas as plataformas de preenchimento da declaração, com autenticação feita pelas contas nível ouro ou prata do gov.br.

 Além disso, também será possível receber a restituição por PIX e utilizar a mesma tecnologia para o pagamento dos DARFs. Essas e outras novidades foram anunciadas nesta quinta-feira, 24, pela Receita Federal, que divulgou, ainda, o cronograma do IRPF 2022. 

A partir do dia 7 de março, já será possível preencher e enviar a declaração, sendo 29 de abril o último dia de entrega.

Para ter acesso à declaração pré-preenchida, que estará disponível a partir do dia 14 de março, o contribuinte não precisa ter necessariamente certificado digital.

Basta possuir cadastro níveis prata ou ouro no gov.br, que a facilidade estará disponível em qualquer uma das soluções utilizadas para envio do IRPF: programa gerador (PGD), aplicativo Meu Imposto de Renda ou e-CAC – Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.

As restituições realizadas via PIX, que agiliza e facilita o pagamento dos valores para os contribuintes, têm expectativa de ocorrer entre os meses de maio e setembro.

O Imposto de Renda também traz melhoria na interface e novas orientações para facilitar o processo de preenchimento, como criação de novos tipos de bens, com possibilidade de vinculação dos rendimentos e importação de demonstrativos do carnê leão web.

É um longo caminho de desenvolvimento de serviços para facilitar a vida do contribuinte brasileiro“, relembrou o presidente do Serpro, Gileno Barreto.

Começamos com os disquetes do início da década de noventa, passamos para a entrega via internet, em 1997, e vimos o surgimento dos primeiros aplicativos de entrega em 2013. Agora, em 2022, lançamos o acesso à declaração pré-preenchida em larga escala, a partir de todas as plataformas, utilizando o login das contas nível prata e ouro do gov.br“, anunciou.

É uma tecnologia possuída por poucas administrações tributárias do mundo e que funciona, ainda, em multiplataforma. Ou seja, é possível que o contribuinte comece o preenchimento pelo aplicativo, continue a partir do programa que baixou em seu computador e finalize no e-CAC, ou realize todos esses procedimentos em qualquer outra ordem que preferir“, explicou o subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Receita Federal, Frederico Igor Leite Faber.

Como declarar

São duas as formas de realizar a declaração do IRPF: por meio do Programa Gerador de Declaração ou, ainda, a partir do ambiente “Meu Imposto de Renda”, acessível pelo portal da Receita Federalpelo e-CAC e pelo aplicativo disponível gratuitamente na App Store e Google Play.

No aplicativo Meu Imposto de Renda, os contribuintes poderão gerar os DARFs com QR Code, que permite o pagamento por PIX. Já no Programa Gerador, o contribuinte poderá salvar e recuperar a sua declaração, em preenchimento, utilizando o login gov.br, qualquer que seja a sua conta.

Neste ano, as despesas para diagnóstico de Covid-19 ocorridas em 2021 poderão ser deduzidas na declaração. Mas isso só é possível para os exames realizados em hospitais, laboratórios e clínicas. Testes em farmácia não poderão ser utilizados, mesmo com nota fiscal.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda, caso tenham direito. Idosos, portadores de doenças graves e pessoas com deficiência possuem prioridade.

Prata e Ouro

Qualquer pessoa pode criar uma conta no gov.br, bastando acessar a plataforma, inserir as informações demandadas e realizar os procedimentos de confirmação.

A identidade digital prata é fornecida para aqueles que acessam o gov.br a partir de bancos integrados à plataforma.

Já a ouro é garantida automaticamente a todas as pessoas com biometria facial. Mas também é possível fazer a validação biométrica no próprio celular, a partir do aplicativo do gov.br na App Store ou Google Play, e passar do nível bronze para o nível ouro.

Segurança

Para garantir a segurança do processo de entrega do Imposto de Renda, o Serpro realiza, a partir de uma sala de comando, a monitoração contínua das declarações, com acompanhamento remoto dos envios e tratamento em tempo real de qualquer incidente.

No ano passado, essa estrutura assegurou a integridade de todas as cerca de 34 milhões de declarações enviadas pelos contribuintes.

Fonte: Serpro

SELOS DE IDENTIFICAÇÃO UTILIZADOS PELO GOV.BR

Identidade Digital Bronze

Com este nível, já é possível fazer assinaturas simples, válidas em situações de baixo risco e que não envolvam informações sigilosas.

Identidade Digital Prata 

Refere-se àqueles que acessam o Gov.br com a conta e senha dos bancos já integrados à plataforma.

Identidade Digital Ouro 

Identifica quem tem certificado Digital ICP-Brasil e biometria facial registrada no aplicativo Meu Gov.br. 

Entenda as Regras para a declaração do Imposto de Renda em 2022

Certificado Digital facilita o envio do Imposto de Renda e minimiza as chances de cair na malha fina. Ouça

Escola Virtual.Gov e Serpro oferecem curso sobre LGPD