Últimas notícias

Fique informado
DMED: Doutores estão com seus certificados digitais válidos?

DMED: Doutores estão com seus certificados digitais válidos?

14 de março de 2015

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O primeiro Workshop de Certificação Digital focado em Saúde do país

“Workshop sobre Certificação Digital na Saúde”, está acontecendo hoje, 12

12 de março de 2015

DECLARAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS E DE SAÚDE

Com o intuito de diminuir a quantidade de declarações de ajuste de imposto de renda de pessoas físicas retidas em malha fina, a Receita Federal do Brasil instituiu a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde DMED (Instrução Normativa RFB nº 985/09). Trata-se de um cruzamento das informações que possibilita à Receita Federal identificar as deduções indevidas relacionadas às despesas com tratamentos de saúde feitas pelos contribuintes do Imposto de Renda da Pessoa Física.

A DMED deverá ser apresentada pelo estabelecimento por meio de certificado digital para proceder a transmissão da referida declaração, exceto para as pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional.

Quem deve entregar a DMED?

A DMED deve ser apresentada por pessoa jurídica e pessoa física equiparada a jurídica que tenha atividade de: psicólogo, fisioterapeuta, terapeutas ocupacional, fonoaudiólogo, dentista; além de: hospitais, laboratórios, serviços radiológicos, serviços de próteses ortopédicas e dentárias, clínicas médicas de qualquer especialidade, os prestados por estabelecimento geriátrico classificado como hospital pelo Ministério da Saúde e os prestados por entidades de ensino destinados à instrução de deficiente físico ou mental.

O Que é Uma Pessoa Física Equiparada a Jurídica

O profissional da saúde que exerce a profissão de modo autônomo, mesmo que contratando empregado com a função de atendente, não é obrigado a apresentar a DMED, visto que não se equipara à pessoa jurídica para os efeitos da legislação do Imposto sobre a Renda.

Se o profissional da saúde prestar os serviços com o auxílio de outros profissionais de formação idêntica à sua, equiparar-se-á a pessoa jurídica, ficando, portanto, obrigado a inscrever-se no CNPJ e a entregar a referida DMED. Decreto nº 3.000 de 1999 (RIR/99), artigo 150, § 1º, II, e § 2º, I.
Quem Está dispensado da entrega da DMED?

Estará dispensada da entrega da DMED as pessoas jurídicas ou equiparadas, prestadoras de serviços de saúde que estiverem nas condições:

Inativas;
Ativas e que não tenham prestado os serviços mencionados acima; ou
Prestando os serviços mencionados acima e que tenham recebido pagamento somente de pessoas jurídicas.
Quais informações os prestadores de serviços de saúde devem apresentar?

Deverá ser apresentado as seguintes informações quanto a DMED:

Nome completo do responsável pelo pagamento e do beneficiário do serviço;
Número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
Os valores recebidos de pessoas físicas, individualizados por responsável pelo pagamento.
Quais as penalidades para quem não entregar a DMED?

Na entrega da DMED fora do prazo, será emitida Notificação de Lançamento de multa por atraso correspondente, sendo esta gravada juntamente com o recibo de entrega da declaração (Artigo 57 da Medida Provisória nº 2.158-35/01). A multa pela apresentação extemporânea varia entre R$ 500,00 a R$ 1.500,00 por mês-calendário. As multas acima terão redução de 50% quando a obrigação for cumprida antes de qualquer procedimento de ofício.

O que acontece se o profissional omitir informações na DMED?

Será considerado crime contra a ordem tributária (Artigo 2º da Lei nº 8.137/90), no caso de omissão de informações ou apresentem informações falsas, sem prejuízo da cobrança das referida penalidades.

Quando a DMED deve ser entregue?

A DMED deverá ser entregue até o último dia útil do mês de março de cada ano, em meio digital, utilizando aplicativo disponibilizado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Por Débora Alves Kisperque – Contadora Especialista em Gestão tributária

Fonte: http://praticaclinica.com.br