Últimas notícias

Fique informado

Brasil e União Europeia dialogam para reconhecimento mútuo de assinaturas digitais

24 de janeiro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Brasil e União Europeia dialogam para reconhecimento mútuo de assinaturas digitais

Os diálogos entre Brasil e União Europeia – UE para a implementação de um acordo de reconhecimento mútuo de assinaturas digitais foram iniciados nesta quarta-feira, 22 de janeiro.

24 de janeiro de 2020

Lançado em Davos Blockchain e Plataforma de rastreamento e autoatendimento para negócios

Primeira plataforma pública feita com blockchain criada para ajudar empresas de todos os setores a responder às demandas dos consumidores para produtos éticos e ecológicos

24 de janeiro de 2020

Acordo sobre Facilitação do Comércio do Mercosul e a interoperabilidade dos certificados digitais entre os países do bloco

Outro ponto relevante relacionado ao emprego de tecnologias é o compartilhamento de certificados de origem e certificados fitossanitários em formato eletrônico, eliminando o uso de documentos em papel

6 de dezembro de 2019

Os diálogos entre Brasil e União Europeia – UE para a implementação de um acordo de reconhecimento mútuo de assinaturas digitais foram iniciados nesta quarta-feira, 22 de janeiro, por videoconferência com a diretoria do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e representantes de Bruxelas da Direção-Geral de Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias da Comissão Europeia, acompanhados dos representantes da UE no Brasil.

Na oportunidade, os participantes compartilharam conhecimentos técnicos sobre suas respectivas infraestruturas, além de estabelecerem uma agenda de trabalho para o ano.

O mundo digitalizado exige dos usuários uma mudança de comportamento em relação ao ambiente digital. São novos modos de se identificar a partir de documentos digitais, disponíveis a um toque diretamente em smartphones, tablets. O ITI explica que para se ter segurança em documentos digitais é necessário o reconhecimento da assinatura ou do certificado presente na versão digital.

No caso internacional, imagine um turista brasileiro que queira alugar um carro em um dos países europeus para passear durante as férias. Ele poderia apresentar sua Carteira Nacional de Habilitação – CNH em formato digital, serviço que já conta com assinatura digital do órgão responsável e QR-code para validação do documento. Mas algumas perguntas devem ser feitas: como a autoridade de trânsito estrangeira pode garantir que a CNH digital é realmente válida e não apenas uma imagem na tela de um dispositivo eletrônico portátil? Quais tratados darão segurança jurídica a essa relação?

As respostas começam a ser desenhadas ao mundo por iniciativa do ITI.

Marcelo Buz | Presidente-Executivo do ITI

“As nações precisam de mecanismos para conseguir garantir o reconhecimento das infraestruturas digitais de cada país. O cenário é de um mundo digital, no qual não há mais fronteiras físicas para as comunicações de dados. Transações online como o envio documentos, assinatura de contratos já fazem parte da rotina de pessoas e empresas”, defendeu o diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz.

A reunião realizada por videoconferência é continuidade do XI Diálogo Brasil – União Europeia sobre Sociedade da Informação, do qual Buz participou em novembro passado, em Bruxelas.

De Brasília, além do diretor-presidente e diretoria do ITI, ainda acompanharam a videoconferência o ministro Conselheiro da Missão do Brasil junto à UE, Carlos Villanova; o chefe do Setor de Políticas da UE para a Economia, Indústria, Mercado Digital e Mobilidade da Delegação da UE no Brasil, ministro Conselheiro Carlos Oliveira; e a representante da Sociedade da Informação e Mercado Digital da Delegação da UE no Brasil Thaylise Bezerra.

Fonte: ITI

Acordo sobre Facilitação do Comércio do Mercosul e a interoperabilidade dos certificados digitais entre os países do bloco

Reconhecimento das assinaturas digitais é uma das pautas da reunião do Mercosul que está sendo realizada no Rio Grande do Sul com a presença do Presidente da República

Em reunião técnica no ITI, representantes do Mercosul debatem reconhecimento mútuo da assinatura eletrônica

GDPR muda a confiança do consumidor e a segurança dos dados na Europa e o que esperar da LGPD para o Brasil  

Pronova Europa comemora 4 anos de sua unidade em Portugal