Últimas notícias

Fique informado
Acertar as contas com o Leão está cada vez mais digital

Acertar as contas com o Leão está cada vez mais digital

1 de março de 2017

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Certificação digital facilita e protege contribuinte no momento da declaração do IRPF

Começou a temporada de acerto de contas com a Receita Federal. O prazo para entrega do Imposto de Renda 2017 vai até o dia 28 de abril. Por Michel Medeiros CEO da Soluti.

14 de março de 2017

FENACON fala sobre agilidade na declaração de IR com o uso do Certificado Digital

Fenacon – Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e

2 de março de 2017

Receita este ano vai cruzar informações de médicos e do eSocial na malha fina do IR

Receita visa com esses cruzamentos identificar fraudes nas deduções de

2 de março de 2017

Serasa indica os benefícios de declarar com antecedência seu Imposto de Renda

A Receita Federal informou que o prazo de entrega do Imposto de Renda 2017 começa no dia 2 de março e termina em 28 de abril.

23 de fevereiro de 2017

Receita libera hoje o programa gerador do Imposto de Renda 2017

Receita Federal libera nesta quinta-feira (23) o programa gerador do

22 de fevereiro de 2017

A entrega da Declaração do Imposto de Renda é um fato. Agora, basta você, contribuinte, escolher a melhor maneira de enviá-la. A tecnologia está ao seu dispor.

Por Julio Cosentino* 

Julio Cosentino | Co-Fundador e Vice presidente da Certisign e presidente da ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital

Está chegando a temporada de acerto de contas com o Leão.

E, para facilitar a vida do contribuinte na hora da entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), existem alguns programas, aplicativos e tecnologias que ajudam no preenchimento dos dados.

A Receita Federal do Brasil (RFB) disponibiliza programas auxiliares para download, como o Carnê Leão, para contribuintes que recebem rendimentos pagos por pessoas físicas ou vindos do exterior, e Ganho de Capital, para apuração do Imposto de Renda sobre Ganhos de Capital da pessoa física.

Já está disponível o Programa Gerador da Declaração do IRPF e, em 2 de março, primeiro dia da entrega, a declaração pré-preenchida – esse somente para aqueles que possuem um Certificado Digital ICP-Brasil de pessoa física, também chamado de CPF Digital.

A declaração pré-preenchida é disponibilizada pela Receita há alguns anos e a adesão cresce significativamente a cada temporada de IR, por conta dos benefícios proporcionados: comodidade e minimização da possibilidade de erros, já que os dados vinculados ao CPF são transmitidos automaticamente. O contribuinte precisa apenas verificar se as informações estão corretas e se é preciso acrescentar algum dado. Uma ótima alternativa para se distanciar da Malha Fina.

E as vantagens do uso do Certificado Digital no IR vão além. Com ele, é possível verificar informações sobre as fontes pagadoras; obter a declaração do ano anterior; regularizar no mesmo dia a situação com a RFB caso caia na Malha Fina; eliminar divergências das informações declaradas com as fontes pagadoras; acompanhar todo o processo da declaração, possibilitando correções em tempo real (sem burocracia); obter cópias das suas declarações; e retificar pagamentos, além de imprimir comprovantes.

Vale lembrar que o Certificado Digital precisa estar válido para desfrutar desta aplicação, ou seja, precisa estar dentro da validade.  Vale checar a data de expiração.

A renovação, em alguns casos, pode ser feita on-line, rapidamente. Quem ainda não tem, deve adquirir o Certificado de uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada pela ICP-Brasil. Basta solicitá-lo pelo site da respectiva AC, escolher pelo e-CPF e optar pelo tipo de armazenamento: armazenado no computador, na mídia (Cartão ou Token) ou em dispositivo móvel, também chamado mobileID (celular ou tablet).

A entrega da Declaração do Imposto de Renda é um fato. Agora, basta você, contribuinte, escolher a melhor maneira de enviá-la. A tecnologia está ao seu dispor.

*Julio Cosentino é vice-presidente da Certisign e presidente da ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital).

Fonte: Administradores

TAGS

IR