A partir de hoje, certificado digital é necessário para o seguro desemprego
1 de abril de 2015A partir dessa quarta-feira, (01/04) todos aqueles que forem solicitar o seguro desemprego terão quer fazer através do site Empregador Web, do Ministério do Trabalho.
A determinação que atende à resolução 736/2014 e faz parte do plano de governo para digitalizar os processos que antes eram feitos de forma física. Dessa maneira não serão mais aceitos formulários impressos.
A medida do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador também abrange outros trâmites, como é o caso do Comunicado de Dispensa, que também deverá ser solicitado exclusivamente pelo Empregador Web.
O Certificado Digital dentro da validade é necessário para o acesso a todas as funcionalidades do sistema Empregador Web e permite que todas as solicitações sejam feitas de forma eletrônica, sem maiores transtornos.
Caso o usuário ainda não possuía o certificado digital, é possível solicitar o benefício através de uma procuração validada na Agência do Trabalhador ou no Ministério do Trabalho, que permite que outra pessoa portadora de um certificado digital faça o procedimento em seu nome.