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Empreender é um caminho repleto de desafios. Porém, há alguns trâmites e burocracias que podem ser facilitados com o certificado digital

Em alguns casos, o certificado digital é obrigatório e em muitos outros torna tudo mais simples, rápido, seguro e até econômico. 

Fique com a gente até o final e veja como o recurso é fundamental para empreendedores!

1 – Atos na Junta Comercial

Em muitos estados brasileiros, o certificado digital é fundamental desde o primeiro momento de uma empresa. É o que acontece em Minas Gerais, por exemplo. O certificado é pré-requisito para abertura de firma na JUCEMG. A entidade também solicita o documento para alteração contratual e distrato social, registro de balanço e outros.  

O empreendedor vai precisar de um e-CPF para fazer o contrato de constituição da empresa. Mesmo em juntas que não solicitam o certificado, utilizá-lo, na maioria das vezes, facilita bastante o processo, além de tornar tudo mais seguro graças à criptografia utilizada nos certificados. 

2 – Assinatura de contratos a distância

A vida da maioria dos empreendedores é agitada, não raro, marcada por muitas viagens e compromissos. É normal que diversas atividades aconteçam simultaneamente, inclusive a negociação de contratos. O certificado digital torna a assinatura desses documentos muito mais fácil, rápida, cômoda e barata. 

É possível que o empreendedor assine os contratos de qualquer lugar. Assim, além de videoconferências para as negociações, ele consegue formalizar o negócio sem necessidade de um encontro presencial também. 

Por ser equivalente a um contrato com firma reconhecida em cartório, o empreendedor também economiza com taxas cartoriais e despesas de deslocamento. Sem falar, claro, na comodidade e tempo.  

3 – Declarar Imposto de Renda 

A Receita Federal permite declarar o Imposto de Renda (IR) com certificado digital. É uma opção que torna o cumprimento da obrigatoriedade muito mais rápido e seguro. Com o certificado, a Receita preenche boa parte das informações automaticamente, a segurança também é reforçada por causa da criptografia. 

Para transmissão da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), inclusive, a Receita exige o certificado, ele é obrigatório. 

4 – Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Quase todo empreendedor precisa emitir nota fiscal eletrônica. Em alguns lugares, o uso do certificado digital é obrigatório para tal. A emissão de NF-e é condição, na maioria das vezes, para concluir uma venda ou receber um serviço. 

Onde ele é opcional, o empresário também tem benefícios ao optar por realizar a emissão com o documento. As NF-es ganham uma camada extra de proteção com o uso do certificado. 

Agora, se o empreendedor deseja enviar NF-es em massa, o certificado digital torna-se obrigatório. Ele também é exigido para transmiti-las ao GFIS, plataforma para Autoridades de Registro (ARs) da Certificaminas. 

5 – Procuração para contador

Há diversas obrigações contábeis e fiscais que o empreendedor deve cumprir. Na maioria das vezes, elas são sinônimo de burocracia, mesmo que ele delegue para um contador. Porém, o certificado digital facilita o cumprimento dessas regras de forma mais facilitada. 

Em vez de deixar o certificado com o profissional de contabilidade, indicamos que você faça uma procuração para ele com o próprio documento. Dessa forma, seus dados ficam mais protegidos e tudo é feito de maneira mais ágil, mesmo nos casos opcionais.

É possível outorgar a procuração no Gov.br com o certificado, é a forma mais recomendada. “O uso do certificado é opcional neste caso, porém, é muito mais rápido e seguro”, afirma o controller da Certificaminas, Luiz Gustavo Sousa. 

Veja como fazer a procuração com o certificado digital neste outro artigo. 

Outra forma de conceder uma procuração para o contador é com reconhecimento de firma em cartório e protocolo na Receita Federal, uma maneira bem mais burocrática e com despesas do que com certificado digital.  

São exemplos de serviços contábeis que só podem ser realizados com o certificado:

1 – Emissão de NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) em lote. 

2 – Acesso ao portal da Conectividade Social – ICP da Caixa para movimentar o FGTS dos empregados (extrato de saldo e liberação de saque). 

3 – Transmissão da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS) para o Conectividade Social – ICP. 

4 – Registrar atos nas juntas comerciais de alguns estados (contrato de constituição de empresa, alteração contratual e distrato social, registro de balanço e outros). 

5 – Outorgar procuração eletrônica dentro do e-CAC. 

6 – Consultar NF-e e baixar XML no portal nacional da NF-e. 

7 – Transmissão da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) para a Receita Federal do Brasil (RFB). 

8 – Transmissão da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) para a RFB. 

9 – Transmissão da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED) para a RFB.

10 – Transmissão da Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB) para a RFB. 

11 – Transmissão da GRRF (multa do FGTS em caso de rescisão) para o Conectividade Social – ICP.  

Certificado digital por videoconferência, faça o seu!

Viu como o certificado digital é vantajoso para empreendedores? Se você ainda não tem o seu ou precisa renovar, a Certificaminas faz a emissão por videoconferência. Para quem prefere o atendimento presencial, temos unidades parceiras em praticamente todo país. Comece a ter uma rotina empreendedora com mais facilidade, economia e segurança.

fonte: Blog Certifica

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Sobre Certifica

A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.

A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.

Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.

Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.

A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.

A rede da ARs conta ainda com o acompanhamento dos setores de business intelligence e compliance, que acompanham toda a rede, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.

Leia aqui alguns artigos produzidos e sobre a Certifica Autoridade Certificadora!