Setor de Credenciamento Certifica: conheça e saiba qual a importância para as AR
26 de fevereiro de 2024Entenda como o setor de credenciamento Certifica simplifica as regulamentações e, principalmente, no cumprimento delas
As regulamentações são parte do universo da certificação digital para garantir a segurança e a integridade das transações eletrônicas. Nesse contexto, o papel do setor de credenciamento na Certifica é fundamental.
Esse departamento é responsável por manter a integridade do sistema de certificação digital.
Neste artigo, você irá entender a atuação do setor, quando acioná-lo, e saber mais sobre sua importância.
Relevância do departamento
As atividades do setor são regulamentadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia federal vinculada à Presidência da República. Dessa forma, o departamento de credenciamento garante que as empresas de certificação atuem dentro das normas.
Para as ARs, o setor é um grande aliado para atualizar-se. O mercado de certificação é altamente regulamentado e, ao mesmo tempo, dinâmico. Por isso, ter o Credenciamento da Certifica ao lado é aumentar a segurança na atuação, pois o setor dedica-se exclusivamente às normatizações e está sempre atualizado quanto às novidades do ITI e ICP-Brasil.
Uma das premissas do setor de credenciamento da Certifica é simplificar os processos com agilidade e segurança. Assim, para as ARs, as regulamentações não serão sinônimo de empecilho ou morosidade.
Para Michele Cunha, esse é um diferencial do Credenciamento na Certifica.
“Nossa dedicação à qualidade das entregas e nossa capacidade de adaptação às mudanças normativas é um diferencial, pois nos possibilitam oferecer um atendimento especializado a cada parceiro, simplificando os processos de forma ágil e segura”.
Através da sua atuação, as ARs também são capazes de realizar suas operações com segurança e eficiência e, consequentemente, garantir a confiança dos usuários nos serviços de certificação digital.
Atuação do setor
O setor de credenciamento da Certifica desempenha uma série de atividades fundamentais para o bom funcionamento das Autoridades de Registro (AR). Essas funções são executadas com precisão e eficiência para garantir a conformidade com as diretrizes do ITI e ICP-Brasil.
Credenciamento e descredenciamento
A principal função desse setor é gerenciar o processo de credenciamento e descredenciamento dos Agentes de Registro (AGRs) e ARs. Esta atividade inclui a avaliação rigorosa dos potenciais AGRs e o monitoramento contínuo dos agentes que já estão credenciados.
Cursos de qualificação
O setor de credenciamento também é responsável pela liberação dos cursos de qualificação para AGRs e ARs. Esses cursos são fundamentais para garantir que os agentes de registro tenham o conhecimento e as habilidades necessárias para desempenhar suas funções de maneira eficaz.
Suporte às auditorias anuais
O setor também fornece assistência às ARs parceiras com toda a documentação necessária para as auditorias anuais. Essa função é essencial para garantir que todas as ARs cumpram os padrões de qualidade e conformidade necessários.
Quando acionar o setor de credenciamento Certifica
É crucial que as ARs saibam quando e por que devem acionar o setor de credenciamento.
Dúvidas sobre normas e regulamentos
As ARs devem entrar em contato com o setor de credenciamento sempre que tiverem dúvidas sobre as normas e regulamentos da ICP-Brasil e do ITI. O departamento tem conhecimento avançado das regras e pode fornecer orientações claras para garantir a conformidade.
Questões de credenciamento e descredenciamento
O credenciamento deve ser acionado sempre que houver dúvidas ou preocupações relacionadas ao processo de credenciamento ou descredenciamento de AGR e AR. Eles esclarecem os requisitos e o processo para garantir que tudo seja feito corretamente.
Assistência nas auditorias anuais
É preciso acionar o setor para assistência durante as auditorias operacionais anuais. Eles fornecem suporte e orientação para garantir que as ARs estejam totalmente preparadas para a auditoria, minimizando qualquer possível problema.
Conheça o setor de auditoria
Agora que você conhece o setor de Credenciamento, saiba como funciona a Auditoria na Certifica. São dois setores complementares e fundamentais para as ARs.
Fonte: Certifica
Sobre Certifica
A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.
A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.
Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.
Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.
A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.
A rede da ARs conta ainda com o acompanhamento dos setores de business intelligence e compliance, que acompanham toda a rede, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.
Leia aqui alguns artigos produzidos e sobre a Certifica Autoridade Certificadora!
Auditoria de ARs: o que é, qual a importância e como funciona
Certificado digital para profissionais liberais: vantagens e critérios para escolher
Assinatura qualificada com certificado digital: chave para mais segurança