Últimas notícias

Fique informado

Seguro desemprego com certificado digital: como fazer o requerimento

13 de abril de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Uma das maneiras de realizar a tarefa é com o certificado digital, uma forma rápida, prática e econômica de requerer o seguro desemprego

Dispensar um trabalhador envolve diversos procedimentos burocráticos. Um deles é realizar o requerimento do seguro-desemprego quando o colaborador desligado tem direito.

Uma das maneiras de realizar a tarefa é com o certificado digital, uma maneira mais rápida, prática e econômica de requerer o seguro para o funcionário. Como você vai ver, é bem simples.

Veja o tutorial e outras questões relacionadas ao requerimento.

Certificado para solicitar seguro-desemprego para o trabalhador

Tanto o e-CPF quanto o e-CNPJ são válidos para o empregador fazer o requerimento. Quem tem empregados domésticos, contrata como pessoa física, não precisa passar por essa etapa. Após sete dias lançados no eSocial, o trabalhador já pode solicitar acesso ao benefício. 

Tutorial requerimento seguro-desemprego com certificado digital

Seja pessoa física ou jurídica, esteja com o certificado digital ativo para fazer o requerimento, antes de mais nada.

Acesse: https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf 

– Clique em cadastrar gestor e preencha os campos com os dados do empregador – nome e CPF.

– Acesse o e-mail para pegar a senha gerada para o procedimento.

– Retorne ao site https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf 

– Neste momento, se você tiver mais de um certificado no computador, irá aparecer a lista, selecione o correspondente ao procedimento.

– Digite o login e senha enviados por e-mail na caixa de diálogo que aparecerá.

Se o requerimento é manual:

 – Clique no CNPJ da empresa responsável pelo seguro-desemprego
– No menu superior, acesse requerimento e escolha cadastrar requerimento.

– Preencha todos os campos
– Clique em cadastrar
– Imprima o documento e peça ao trabalhador para assiná-lo e dar a entrada no benefício.

Se a empresa trabalha com sistemas que fornecem o documento importado do empregador web:

Clique no CNPJ da empresa que irá emitir o seguro-desemprego.  

– No menu superior, em requerimento, clique em importar requerimento.

Agora o documento está pronto para o trabalhador solicitar o benefício.

Oriente o trabalhador a dar entrada no seguro desemprego on-line

Depois que o requerimento é emitido, o funcionário desligado pode pedir o benefício de forma fácil e rápida. Se você quiser orientá-lo, envie o passo a passo sobre como solicitar o seguro pela internet. Há duas formas.

Opção 1 – seguro desemprego pelo Portal Trabalho e Emprego

Acesse: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/pt-br.  

– Realize o cadastro e crie uma conta para login

– Use a senha recebida por e-mail ou celular valide o cadastro para criar uma nova senha.

Acesse os serviços digitais para o seguro-desemprego. Escolha “Requerer o sguro-desemprego”

– Clique em “Solicitar seguro-desemprego”

– Digite o número do requerimento do seguro-desemprego e clique em “Localizar”. Você será direcionado para a página com o número do requerimento e todos os seus dados.

– Leia as regras e termos para habilitar o benefício. Marque a opção “Concordar” e, em seguida, clique em “Concluir”;

– Confirme a solicitação do seguro-desemprego e confira a confirmação da solicitação.

Opção 2 – solicitar seguro desemprego no app Carteira de Trabalho Digital

– Baixe o app Carteira de Trabalho Digital. 

– Cadastre-se no portal Gov.br – https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/pt-br. Em seguida, entre com login e senha.

– Agora, verá anotações referentes à sua Carteira de Trabalho. Clique em “Benefícios” para ser direcionado ao seguro-desemprego.

– Escolha a aba seguro-desemprego e clique em “Solicitar”.

– Informe o número do requerimento de seguro-desemprego, confirme as suas informações e clique em “Avançar”.

– Você verá todos os dados sobre o contrato de trabalho em questão, cheque se está tudo certo e clique em “Confirmar”, caso concorde com as informações, para finalizar o seu pedido.

Fonte: Blog AC Certificaminas

Sobre Certifica

A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.

A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.

Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.

Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.

A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.

A rede da ARs conta ainda com o acompanhamento dos setores de business intelligence e compliance, que acompanham toda a rede, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.

Leia aqui alguns artigos produzidos e sobre a Certifica Autoridade Certificadora!

Certificaminas esclarece porque o Certificado Digital é importante e traz vantagens para pequenas empresas

Certificaminas patrocina CertForum e reforça posicionamento nacional

AC Certificaminas explica como a criptografia funciona nos certificados digitais e quais seus benefícios