Seguro desemprego com certificado digital: como fazer o requerimento
13 de abril de 2022Uma das maneiras de realizar a tarefa é com o certificado digital, uma forma rápida, prática e econômica de requerer o seguro desemprego
Dispensar um trabalhador envolve diversos procedimentos burocráticos. Um deles é realizar o requerimento do seguro-desemprego quando o colaborador desligado tem direito.
Uma das maneiras de realizar a tarefa é com o certificado digital, uma maneira mais rápida, prática e econômica de requerer o seguro para o funcionário. Como você vai ver, é bem simples.
Veja o tutorial e outras questões relacionadas ao requerimento.
Certificado para solicitar seguro-desemprego para o trabalhador
Tanto o e-CPF quanto o e-CNPJ são válidos para o empregador fazer o requerimento. Quem tem empregados domésticos, contrata como pessoa física, não precisa passar por essa etapa. Após sete dias lançados no eSocial, o trabalhador já pode solicitar acesso ao benefício.
Tutorial requerimento seguro-desemprego com certificado digital
Seja pessoa física ou jurídica, esteja com o certificado digital ativo para fazer o requerimento, antes de mais nada.
– Acesse: https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf
– Clique em cadastrar gestor e preencha os campos com os dados do empregador – nome e CPF.
– Acesse o e-mail para pegar a senha gerada para o procedimento.
– Retorne ao site https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf
– Neste momento, se você tiver mais de um certificado no computador, irá aparecer a lista, selecione o correspondente ao procedimento.
– Digite o login e senha enviados por e-mail na caixa de diálogo que aparecerá.
Se o requerimento é manual:
Se a empresa trabalha com sistemas que fornecem o documento importado do empregador web:
– Clique no CNPJ da empresa que irá emitir o seguro-desemprego.
– No menu superior, em requerimento, clique em importar requerimento.
Agora o documento está pronto para o trabalhador solicitar o benefício.
Oriente o trabalhador a dar entrada no seguro desemprego on-line
Depois que o requerimento é emitido, o funcionário desligado pode pedir o benefício de forma fácil e rápida. Se você quiser orientá-lo, envie o passo a passo sobre como solicitar o seguro pela internet. Há duas formas.
Opção 1 – seguro desemprego pelo Portal Trabalho e Emprego
– Acesse: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/pt-br.
– Realize o cadastro e crie uma conta para login.
– Use a senha recebida por e-mail ou celular e valide o cadastro para criar uma nova senha.
– Acesse os serviços digitais para o seguro-desemprego. Escolha “Requerer o sguro-desemprego”.
– Clique em “Solicitar seguro-desemprego”.
– Digite o número do requerimento do seguro-desemprego e clique em “Localizar”. Você será direcionado para a página com o número do requerimento e todos os seus dados.
– Leia as regras e termos para habilitar o benefício. Marque a opção “Concordar” e, em seguida, clique em “Concluir”;
– Confirme a solicitação do seguro-desemprego e confira a confirmação da solicitação.
Opção 2 – solicitar seguro desemprego no app Carteira de Trabalho Digital
– Baixe o app Carteira de Trabalho Digital.
– Cadastre-se no portal Gov.br – https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/pt-br. Em seguida, entre com login e senha.
– Agora, verá anotações referentes à sua Carteira de Trabalho. Clique em “Benefícios” para ser direcionado ao seguro-desemprego.
– Escolha a aba seguro-desemprego e clique em “Solicitar”.
– Informe o número do requerimento de seguro-desemprego, confirme as suas informações e clique em “Avançar”.
– Você verá todos os dados sobre o contrato de trabalho em questão, cheque se está tudo certo e clique em “Confirmar”, caso concorde com as informações, para finalizar o seu pedido.
Fonte: Blog AC Certificaminas
Sobre Certifica
A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.
A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.
Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.
Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.
A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.
A rede da ARs conta ainda com o acompanhamento dos setores de business intelligence e compliance, que acompanham toda a rede, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.
Leia aqui alguns artigos produzidos e sobre a Certifica Autoridade Certificadora!
Certificaminas patrocina CertForum e reforça posicionamento nacional