AR com lojas físicas: pontos positivos e negativos
16 de março de 2022Em uma AR com lojas, é necessário ter uma sala e contratar Agente de Registro (AGR) para emitir os certificados digitais
Quem está pensando em investir no promissor segmento de certificados digitais deve analisar todas as possibilidades de modelos de negócio. Um deles é a Autoridade de Registro (AR) com lojas físicas. Ou seja, espaços onde os clientes fecham a venda e realizam todos os procedimentos para terem o certificado digital.
Essa opção tem pontos bastante positivos e outros negativos. Neste artigo, explicamos sobre essa possibilidade de empreendimento de forma bem transparente.
Fique com a gente até o final para conseguir analisar com clareza se esse modelo de negócio é vantajoso para você!
Como funciona uma AR com lojas?
Em uma AR com lojas, é necessário ter uma sala e contratar Agente de Registro (AGR) para emitir os certificados digitais. Outra demanda de quem investe nesse modelo de negócio é visitar os indicadores para realizar parcerias estratégicas. Ou seja, faça uma lista de contabilidades da cidade e localidades próximas para se apresentar e propor uma parceria.
Essas visitas e outras estratégias com indicadores ajudam a fidelizá-los. Essa é, inclusive, uma vantagem das ARs com lojas.
Benefícios de ARs com lojas
As ARs com lojas têm diversos pontos positivos, como vamos mostrar.
Alta margem de lucro
Sem precisar repassar comissão para ninguém, você tem uma alta margem de lucro a cada certificado emitido. Essa é, sem dúvida, uma grande vantagem de ter uma AR com lojas. Nos seus espaços, você também consegue controlar tudo, inclusive os investimentos e os custos para melhorar ainda mais a sua margem.
Indicadores fidelizados
Qualquer modelo de negócio de certificação digital tem mais chances de sucesso quando temos parceria com bons indicadores, especialmente os contadores. O certificado é necessário para que os clientes deles cumpram diversas obrigatoriedades e facilitem a prestação do serviço.
Ter um ponto de contato físico ajuda bastante a fidelizar os indicadores.
Atendimento humanizado
Você determina o padrão de atendimento porque todos os profissionais são contratados por você. Assim, pode treiná-los e acompanhar o desempenho da equipe.
Em um mundo tão digital, o olho no olho torna-se um diferencial. O cliente vai até você na loja, o que permite um contato bem próximo com ele. Além das conversas, você pode servir um café, petiscos e proporcionar uma boa experiência no local. O seu cliente também entra em contato com mais atributos da sua marca, principalmente se sua loja está bem sinalizada e cuida dos detalhes para encantá-lo.
Para Heitor Pires, CEO da Certificaminas, o atendimento humanizado faz toda a diferença para o sucesso de uma AR, pois é um grande diferencial competitivo.
“Apesar da emissão por videoconferência, a taxa de fechamento aumenta muito quando um AGR se dispõe a conversar com o cliente pessoalmente. Com o olho no olho, é mais fácil construir um relacionamento forte. É o relacionamento que consolida as vendas”, afirma Heitor.
Conforto no atendimento e suporte
Sem telas, você pode proporcionar uma verdadeira experiência para seu cliente na loja. Um local climatizado, com cadeiras confortáveis e uma equipe que prima pelo atendimento ajudam a construir uma boa imagem da AR.
Também é mais fácil mostrar questões técnicas para o cliente quando você está presencialmente com ele.
Pontos negativos
Agora, vamos às desvantagens das ARs com lojas físicas.
Esgotamento do modelo
De acordo com Heitor, lojas físicas tendem a se tornar mais raras. Os clientes têm procurado pelo digital, que supera muitos pontos negativos de um espaço físico para a AR. No entanto, ele alerta que ter uma loja facilita muito o relacionamento com o cliente. Assim, para grandes ARs é interessante investir em outros modelos de negócio e disponibilizar um local para complementar a experiência com a marca.
“A Certificaminas tem dezenas de lojas físicas pelo Brasil, todas são muito boas. Hoje, não vamos abrir outras, mas manteremos essas para trabalhar o relacionamento com o cliente e conservar as vantagens de uma loja: atendimento humanizado, conforto, fidelização e outros”, pontua.
Alto custo
Aluguel com espaço físico, compra de equipamentos, comunicação visual, mobiliário para receber os clientes são apenas alguns dos custos que uma loja física demanda. Por isso, o custo desse modelo de negócio é o mais alto entre todos os possíveis na área de certificação digital. Assim, se você tem pouco capital inicial, talvez a AR com loja não seja o caminho ideal para você.
Muitos empreendedores também avaliam que esse ponto negativo é um entrave. Então, precisam investir em outras possibilidades.
Concorrência com o remoto
Em diversas áreas, o on-line tem superado as desvantagens dos negócios físicos. No segmento de certificação digital, o remoto, muitas vezes, é mais interessante para o consumidor do que o atendimento presencial. Como trata-se de um recurso digital, com a possibilidade de emissão por videoconferência, a maioria opta pela emissão on-line.
Para o empreendedor, também é difícil concorrer com o remoto. Além de o público preferir o digital, o investimento é menor para abrir e manter o negócio. Também é necessário um número menor de pessoas para compor a equipe, o que torna a gestão da AR mais fácil.
Encargos
Com uma loja, você precisa de mais funcionários. Assim, os encargos aumentam. O fato de ter um espaço físico também acarreta o pagamento de mais impostos, o terror de todo empreendedor.
Vale a pena ou não investir em AR com loja física?
Se você tem recursos para investir neste modelo de negócio e quer oferecer uma boa experiência para seu cliente, a AR com loja pode trazer bons frutos. Ter um espaço físico torna você referência em certificado digital na cidade e até mesmo na região.
Em nossa experiência, notamos que, quando um cliente vai a uma loja, ele prefere emitir o certificado conosco do que por videochamada, pois o relacionamento é construído pessoalmente. O ideal, neste caso, é trabalhar de forma mista, com emissão remota também.
Esses benefícios podem não ser suficientes para quem está com capital inicial baixo e precisa ter retorno mais rápido, visto que um grande volume de certificados é emitido por videoconferência hoje.
Dessa forma, cabe a você analisar se a loja é um caminho estratégico.
Boas análises e sucesso para você!
Fonte: Certificaminas
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Sobre Certifica
A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.
A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.
Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.
Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.
A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.
A rede da ARs conta ainda com o acompanhamento dos setores de business intelligence e compliance, que acompanham toda a rede, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.
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