Últimas notícias

Fique informado

Presidente da Confederação Nacional de Notários e Registradores – CNR critica a nova lei dos cartórios

20 de julho de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei 14.382/22, que implementa o Serp – Sistema Eletrônico de Registros Públicos

A aprovação da Lei possibilita que os cidadãos acessem registros públicos pela internet com maior agilidade.

28 de junho de 2022

Todos os serviços de Registro de Imóveis já podiam ser acessados pela internet bem antes da MP 1085/2021. Por Flauzilino Araújo

Todos os serviços de registro de imóveis já podiam ser acessados pela internet bem antes da MP nº 1.085/2021.

24 de maio de 2022

O presidente da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), Rogério Portugal Bacellar, afirmou que os cartórios vivem um momento de modernização, principalmente com a pandemia, e criticou uma recente lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, que segundo ele, interfere no trabalho realizado pelos cartórios.

As declarações ocorreram durante o I Encontro de Direito Notarial e de Registro, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Piauí (Anoreg-PI).  

Rogério Bacellar explicou que os cartórios passam por um processo de modernização, onde a maioria dos serviços já pode ser solicitados virtualmente, sem a necessidade de a pessoa comparecer fisicamente. A pandemia foi importante para o avanço dessas medidas.

Rogério Portugal Bacellar

Estamos aqui trazendo todas as inovações no Brasil da atividade notarial e registral. Hoje o cartório é uma atividade essencial para a população brasileira. Durante a pandemia fomos uma das poucas atividades que não fechou as portas e atendeu a população. Seja em um hospital para fazer uma procuração, um óbito, um testamento ou fisicamente no próprio cartório. Hoje estamos preparados não só para fazer fisicamente todo o serviço, como virtualmente. Hoje a pessoa que está no exterior e quer fazer uma escritura e procuração, tem condições de fazer através de um tabelião no Brasil, através de certificação digital, então a nossa atividade é uma das que mais evoluiu, não só durante a pandemia, mas mostrou o seu valor e a sua segurança jurídica para a população. A pandemia mostrou que atividade notarial registral está pronta para o que a população precisa”, afirmou.

O presidente da CNR destacou que são vários os serviços e documentos que podem ser emitidos vitualmente no Brasil.

Quase tudo pode ser conseguido virtualmente, por exemplo, o tabelião de notas pode fazer a procuração, testamento, escritura, ata notarial, tudo virtualmente, além de facilitar a vida do cidadão, mostra a eficiência do serviço. O título de documento registra qualquer documento que não seja imóvel ou móvel virtualmente também. O registro de imóvel, recebe os contratos particulares ou as escrituras públicas remotamente também, sem precisar da presença física do comprador ou vendedor. O Protesto é o maior recuperador de dívidas, tanto da procuradoria nacional, como das procuradorias estaduais e municipais, recebe dívidas de todas as firmas inclusive de pessoas físicas e jurídicas, então nós estamos junto com a população em tudo, assim como registro civil, apontou.

Em tempos de fake news é preciso restaurar a verdade: Todos os serviços de Registro de Imóveis já podiam ser acessados pela internet bem antes da MP 1085/2021, agora Lei 14.382, de 2022. Por Flauzilino Araújo

Ele afirmou que a burocracia, que muitas vezes é um ponto de reclamação da população, acontece não por causa dos cartórios, mas pelo próprio sistema Judiciário.

O pessoal reclama de burocracia porque não entende a atividade notarial, a burocracia quem faz é o próprio poder judiciário, através de provimentos e exigências que não são necessárias. O nosso serviço é feito sem burocracia nenhuma, trabalhamos de maneira rápida e ágil. Tanto que os inventários, como divórcio que antes demorava anos, hoje em 15 dias fazemos um inventário. O divórcio pode ser feito no mesmo dia se não tiver bens. Agora se tiver bens, em 15 dias é feito o inventário”, destacou.

Crítica a leis

Em junho o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.382, de 2022, que efetiva o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp) para modernizar e unificar sistemas de cartórios em todo o país e permitir registros e consultas pela internet. O sistema deve ser implantado até 31 de janeiro de 2023.

Segundo o presidente Rogério Bacellar, a lei não atende a atual realidade, onde o processo de modernização já está ocorrendo e afirmou que intenção de reduzir custos, não é válida.

Não vai modernizar nada, porque modernizado já está. Essa lei, o que veio acontecer é que o governo quer puxar para ele uma boa fatia dos cartórios, e criar centrais de garantia, que vai atender alguns filiados do próprio governo. Não vão reduzir custo nenhum, pois os custos dos cartórios, não é o governo federal que faz, cada estado tem seu regimento que é elaborado pelo Tribunal de Justiça e aprovado pelo legislativo e o governo que sanciona”, explicou.

A principal crítica de Rogério Bacellar é a proposta apresentada pelo presidente que cria Instituições Gestoras de Garantia (IGGs) e permite que, para quitar as dívidas de empréstimo, bancos e instituições financeiras penhorem imóveis que serão utilizados como garantia. A proposta cria um serviço de gestão especializada de garantias.

Essa lei é uma interferência do governo federal sem uma consulta prévia aos estados e aos registradores. O ponto mais crítico da lei é essa Central de Garantias que querem fazer para registro de imóveis, deviam deixar que essas centrais fossem trabalhadas pelos próprios registradores, sem trazer gente nova, o que vai aumentar o custo para a população”, criticou.

Fonte: Cidade Verde

No Crypto ID você encontra as principais informações sobre tecnologia, segurança da informação e identificação digital no âmbito dos Cartórios do Brasileiros e outros países. Confira!

Todos os serviços de Registro de Imóveis já podiam ser acessados pela internet bem antes da MP 1085/2021. Por Flauzilino Araújo

Presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei 14.382/22, que implementa o Serp – Sistema Eletrônico de Registros Públicos

Cartórios de Notas lançam o e-Not Assina e o Reconhecimento de Assinatura passa a ser digital

MP 1085/21 é um risco ao patrimônio do cidadão, por Edmar Araújo

Câmara conclui votação de MP 1085/21 que cria sistema eletrônico de registros públicos

Sistema Eletrônico de Registros Públicos – SERP altera serviços de cartórios no país

Segundo CNI, o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos contribui para melhoria do ambiente de negócios

Câmara aprova medida provisória que cria sistema de registros públicos eletrônico