Últimas notícias

Fique informado

Como a tecnologia está democratizando e auxiliando o setor de saúde?

18 de janeiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Profissão do futuro: dicas para alavancar a carreira tech

Estruturar a carreira em TI é um grande desafio para boa parte dos profissionais dessa área, mas com conhecimento e boa vontade é possível

16 de janeiro de 2023

PIX Internacional: como modalidade pode facilitar transações no exterior

Tecnologia PIX promete facilitar vida dos viajantes e de quem precisa realizar operações para outros países de forma instantânea

16 de janeiro de 2023

Graças à tecnologia, é possível automatizar processos inerentes ao dia a dia do profissional, como preenchimento de exames e receitas

Por Matheus Moretti Rangel

Por Matheus Moretti Rangel, CGO da Niky

Robôs que ajudam em cirurgias, próteses que simulam braços e pernas e equipamentos que podem substituir órgãos.

Quando se fala em tecnologia na área da saúde, esses são os exemplos mais futurísticos – e comuns – que vêm à mente. A influência das soluções tecnológicas na área médica, não precisa parecer obra de ficção científica.

Pelo contrário, é possível ser bem mais simples e igualmente eficiente com ferramentas que melhoram o dia a dia de pacientes e profissionais.

Não à toa, o investimento em digitalização e plataformas de tecnologia na área da saúde segue em franco crescimento.

Apenas na América Latina, a IDC estima que o setor deve movimentar US$ 1,9 bilhão entre 2021 e 2022. Destaca-se, por exemplo, o investimento em inteligência artificial e soluções em cloud – esta de acordo com projeções da Deloitte.

A presença da tecnologia no dia a dia médico, portanto, é um caminho sem volta. Clínicas, hospitais e demais organizações de saúde devem buscar formas de melhorar ainda mais o acesso da população a serviços de qualidade. Como? Confira alguns exemplos:

1 – Processos mais rápidos e eficientes nas consultas

Um dos principais incômodos em uma consulta médica é o tempo desperdiçado para realizar um bom atendimento.

Atrasos quase sempre são inevitáveis, o que gera desconforto e prejudica a experiência tanto do paciente quanto do médico.

Graças à tecnologia, é possível automatizar diversos processos inerentes ao dia a dia do profissional, como preenchimento de exames e receitas. Assim, ele ganha mais tempo para se dedicar à pessoa e consegue melhorar a prestação de serviço.

2 – Análise acurada de dados

Os grandes bancos de dados estão amplamente presentes no ambiente corporativo pois ajudam às tomadas de decisão. No setor da saúde, não é diferente.

Com mais informações dos pacientes migrando para sistemas tecnológicos, utilizá-las passa a ser uma vantagem para melhorar o diagnóstico e o tratamento como um todo. Diversas soluções conseguem combinar esses dados e cruzá-los com outras fontes, como conteúdos clínicos para gerar insights ao médico.

3 – Telemedicina e uso de dispositivos móveis

A pandemia de covid-19 obrigou o Conselho Federal de Medicina (CFM) a aprovar o uso da telemedicina no Brasil em 2020 em “caráter excepcional”.

Agora, é impossível se desfazer de uma vantagem como essa. Afinal, a pessoa pode realizar uma consulta com o médico de confiança sem se deslocar até o consultório.

Para que isso seja possível, as plataformas evoluíram rapidamente, permitindo não só a comunicação eficiente, como também a integração de dispositivos móveis, como os wearables, que podem enviar informações importantes diretamente para o médico.

4 – Compartilhamento seguro de exames

Outra vantagem que a tecnologia trouxe para facilitar o acesso das pessoas é o compartilhamento de exames e receitas em canais digitais.

Por muito tempo, era preciso pegar laudos impressos, imagens e demais exames e levá-los até a clínica para análise médica. Hoje, essas informações são encaminhadas diretamente pelo laboratório ao consultório.

Essa transferência de informações vai se popularizar ainda mais com a presença da tecnologia blockchain no setor, permitindo que dados sensíveis possam navegar na web com criptografia e segurança.

5 – Pacote completo de serviços médicos

Por fim, até mesmo a presença de fintechs, com soluções que combinam o setor com o mercado financeiro, estimula a democratização aos serviços de saúde.

Isso porque é possível criar um pacote completo que integra diversos serviços médicos, como consultas, exames, planos odontológicos, entre outros, para as empresas oferecerem a seus colaboradores.

Assim, a pessoa consegue acessar diferentes especialidades e funções com o mesmo programa, sem ficar presa aos profissionais disponíveis em um determinado plano.

Sobre Niky

A Niky é uma startup de soluções de pagamentos especializada em banking as a service, benefícios, saúde e crédito. A marca oferece serviços completos voltados às empresas e aos microempreendedores que desejam construir soluções de benefícios e sistemas financeiros para gerar oportunidades em suas áreas de atuação.

O objetivo é democratizar cada vez mais o acesso à saúde e a benefícios financeiros para a população.

Low-code na área da saúde: aplicações e usos que podem revolucionar o segmento

O futuro do big data no setor de saúde

Entrevista com Sérgio Muniz e Octavio Cazonato Neto sobre o cenário brasileiro da cibersegurança no setor de saúde – Parte I

A importância de impulsionar a presença feminina no mercado de tecnologia

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.