Americanas cria laboratório de inovação no Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio
3 de junho de 2022Iniciativa oferecerá bolsas de estudo e de pesquisa para acelerar as frentes de inovação na companhia. A primeira turma começa em agosto e será formada por 40 alunos de graduação e pós-graduação da Universidade.
A Americanas S.A. e a PUC-Rio lançaram, nesta quarta-feira (01/06), o Americanas Futuro Lab PUC-Rio, programa de capacitação em inovação e tecnologia da companhia em parceria com o Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).
A iniciativa, voltada para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, vai desenvolver novos profissionais de tecnologia e contribuir com soluções para desafios reais da Americanas S.A.
O Americanas Futuro Lab PUC-Rio integra o Americanas Futuro, frente da estratégia ESG da Americanas S.A. 100% dedicada à promoção da educação e geração de oportunidades futuras. A turma inaugural do programa começa em agosto deste ano e terá 40 bolsistas. As inscrições estão abertas até o dia 12 de junho e podem ser feitas pelo site.
Para concretizar o projeto, a Americanas S.A. direciona esforços para a construção da estrutura física do laboratório no campus da PUC-Rio — um espaço de 180 m2 que reproduzirá o ambiente dos centros de tecnologia da Americanas S.A. – e o financiamento de bolsas de pesquisas e estudos em inovação.
“O Brasil é um dos líderes globais em produção científica e isso é muito valioso para o desenvolvimento do País e dos negócios. A Americanas S.A. é uma companhia brasileira que vem evoluindo mais a cada ano, com um DNA para inovar e uma enorme capacidade para fomentar toda essa cadeia de inovação que retroalimenta a nossa economia”, explica João Guerra, diretor da Americanas S.A..
A companhia, que mantém parcerias com universidades internacionais e brasileiras desde 2014, acredita que a proximidade fortalece os ciclos de transformação e contribui para a reinvenção do negócio.
“Em uma empresa do tamanho da Americanas S.A., temos um grande desafio que é internalizar projetos de pesquisa na esteira de outros projetos da companhia. Com o Americanas Futuro Lab PUC-Rio, estamos aproximando a pesquisa da prática, saindo do estado da arte e criando pontes diretas com a realidade empresarial”, comenta João Guerra.
A aprendizagem no Americanas Futuro Lab PUC-Rio será 100% baseada na metodologia Lean R&D (P&DI ágil – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), criada na PUC-Rio pelos professores e coordenadores do projeto na Universidade.
Os projetos terão cocriação com profissionais dos times de tecnologia e inovação da Americanas S.A. e professores do Departamento de Informática da PUC-Rio, responsáveis pela orientação e coordenação das pesquisas. O objetivo é desenvolver soluções e insights em diferentes áreas, como data analytics, advertising, competitividade no marketplace, otimização logística e de sortimento, impactando na experiência de consumo de milhões de brasileiros.
A iniciativa irá contribuir também para a formação e a empregabilidade dos selecionados. “Do negócio phygital à fintech, nosso modelo demanda gente especializada na identificação e análise de necessidades, e a parceria com a PUC-Rio amplia o acesso da companhia a esses profissionais”, conclui o executivo.
O piloto com o Departamento de Informática marca o início do programa Americanas Futuro Lab, braço do Americanas Futuro com foco em inovação – e fortalece os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 8 da Agenda 2030 da ONU, que promovem educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico. Em paralelo, a companhia S.A. estuda a expansão do Americanas Futuro Lab para outras universidades de excelência no País e até no mundo.
Ao lado da Americanas S.A., outras gigantes como Apple e Globo mantêm espaços de inovação e tecnologia na PUC-Rio.
“Temos a oferecer o que há de mais avançado em termos de transformação digital, incluindo gestão ágil de produtos e processos, machine learning, engenharia de dados, desenvolvimento de front e back-end, design de experiência, entre outras competências técnicas que serão exploradas no programa de capacitação com a Americanas S.A.”, reforça o coordenador do programa na PUC-Rio, o Prof. Hélio Lopes, do Departamento de Informática.
Foto: Pilotis-PUC – Matheus Aguiar
As oportunidades socioeconômicas do metaverso em construção
Crea-SP convida profissionais para debater o futuro da área tecnológica
Projeto de capacitação tecnológica bate recorde e registra mais de 5 mil inscritos em apenas um mês