Últimas notícias

Fique informado

Novos negócios: Ter ou não ter a sua própria bolsa Blockchain para Crowdfunding e Tokenização de qualquer ativo

17 de maio de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Por Rodrigo Pimenta

Poderíamos pensar em inovar, agregando valor, e ao mesmo tempo, desatrelando a forte correlação entre o Bitcoin e o Blockchain

blockchain
Rodrigo Pimenta – CEO da HubChain Tecnologia

Desde quando Elon Musk anunciou a compra de USD 1.5 bi (aproximadamente R﹩ 8,4 bilhões) e o mercado de criptomoedas teve uma alta meteórica, principalmente o Bitcoin, a tecnologia por trás, o Blockchain, teve lugar ainda de mais destaque.

Este destaque lançou a pergunta de como poderíamos pensar em inovar, agregando valor, e ao mesmo tempo, desatrelando a forte correlação entre o Bitcoin e o Blockchain.

Em outras palavras, como inovar com a tecnologia Blockchain, sem estar atrelado ao Bitcoin e fazer com que haja uma boa relação de custo/benefício em se utilizar a tecnologia em larga escala?

Vimos que o recente boom das NFT “Non Fungible Tokens”, que na visão do criador do Litecoin, Charlie Lee, seguiria a mesma febre de ICO “Initial Coin Offering” de 2017 ao levantar montantes rápidos, no entanto, sem uma contrapartida que seja realmente útil ou factível, seria só mais uma moda e nada contribui para um ecossistema blockchain legitimamente sadio.

Na linha de evoluirmos, na linha de tokenização com Blockchain, que realmente seja útil e faça uma contribuição significativa no rumo a Smart Cities 5.0, a Hubchain Technologies, que atua no mercado Blockchain e Bancos Digitais desde 2013, está lançando plataformas “White Label”.

Para tokenização de projetos/startups de crowdfunding (financiamento coletivo), tokenização de direitos autorais/cessão de direitos, tokenização de créditos de precatórios, tokenização de créditos de carbono, tokenização de créditos de grids de energia abertos e fechados, tokenização de fan tokens para influencers, tokenização de programas de cashback/fidelidade, com todo framework jurídico e call center para quem deseja acelerar a entrada no mercado, podendo ofertar aos cidadãos brasileiros (aderente a Instrução CVM 588, com auditores, relatórios contábeis, entre outras obrigações).

Hoje, com a nova plataforma “White Label”, qualquer novo empreendedor poderá ter a sua própria plataforma de Bolsa de Valores de Tokenização de Ativos em Blockchain em poucos dias, salvo os prazos do órgão CVM “Comissão de Valores Mobiliários” para análise e aprovação (em média de 90 dias), com todo Clearing (Entrada/Saída de Valores via TED/Cartão/Criptomoeda), Relatório Contábil, utilizando a tecnologia Blockchain e oferecendo legalmente, a qualquer cidadão do mundo (salvo restrições em alguns países).

A questão agora não é “se” e sim “quando”, pois o pioneiro em qualquer segmento sempre se torna referência.

Sobre Rodrigo Pimenta

Rodrigo Pimenta é engenheiro elétrico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração, Economia, Finanças e Operações pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), autor de publicação de Inteligência Artificial e Algoritmos Genéticos.

Conta com experiência de mais de 10 anos no Banco Itaú, onde atuou como um dos primeiros Arquitetos de TI Corporativo e, atualmente, é CEO e fundador da Hubchain Tecnologia, cujo trabalho pioneiro dedica-se a oferecer soluções inovadoras em blockchain, inteligência artificial, open bank e criptomoedas para startups, médias e grandes empresas. Rodrigo participou de algumas grandes discussões sobre blockchain, inteligência artificial e criptoativos e é considerado um dos maiores especialistas do segmento.

Entenda qual o futuro da tecnologia Blockchain e seus benefícios para as empresas

Empresas do Brasil se unem para capacitar de graça e empregar estudantes em blockchain, tecnologia e mercado financeiro

Regulador francês quer mudar a forma como a Europa regula criptomoedas e blockchain

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!