LVMH, Richemont e Prada se unem em um consórcio de blockchain
27 de abril de 2021Três nomes rivais no setor de luxo europeu estabeleceram um novo consórcio blockchain que permitirá aos compradores rastrear a procedência de suas compras e autenticar produtos.
LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, que revelou os planos para um sistema global baseado em blockchain em 2019, terá a companhia do Prada Group e da Compagnie Financière Richemont no Aura Blockchain Consortium , um grupo sem fins lucrativos que promoverá o uso de uma única solução de blockchain aberta para todas as marcas de luxo em todo o mundo.
Muitos setores estão considerando a possibilidade de usar o blockchain, o sistema de contabilidade distribuído que sustenta o Bitcoin e outras criptomoedas.
Como os blockchains são imutáveis e descentralizados, os dados armazenados neles são confiáveis e seguros.
Nesse caso, cada produto receberá um código digital exclusivo durante o processo de fabricação, que será registrado no livro razão Aura.
Quando os clientes fazem uma compra, eles recebem detalhes de login para uma plataforma que irá fornecer o histórico do produto, incluindo sua origem, componentes, informações ambientais e éticas, comprovante de propriedade, uma garantia e instruções de cuidados.
Bulgari, Cartier, Hublot, Louis Vuitton e Prada já estão usando o sistema, com “conversas avançadas” sendo mantidas com uma série de outras marcas de luxo, de acordo com um comunicado divulgado terça-feira.
As marcas de luxo participantes pagam uma taxa de licenciamento anual e uma taxa por volume.
Aura, com sede em Genebra, foi desenvolvida em parceria com a Microsoft e a ConsenSys, uma empresa de tecnologia de software blockchain de Nova York.
“O Consórcio Aura representa uma cooperação sem precedentes na indústria de luxo”, disse o presidente-executivo da Cartier, Cyrille Vigneron, acrescentando que convidou “toda a profissão” a se juntar ao consórcio.
“A indústria de luxo cria peças atemporais e deve garantir que esses padrões rigorosos durem e permaneçam em mãos confiáveis”, disse ele.
Fonte: The New York Times, por Elizabeth paton
Entenda qual o futuro da tecnologia Blockchain e seus benefícios para as empresas
Kryptus fala sobre o Blockchain na estrutura de Carimbo do Tempo da ICP-Brasil
Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital
O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!
Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!