Blockstack, a nova internet descentralizada dá aos usuários o controle de suas Identidades
17 de abril de 2017Blockstack é uma nova internet descentralizada
Avança cada vez mais a preocupação em torno do controle das IDs Identidades eletrônicas das pessoas e o Blockstack parece surgir como uma alternativa para resolver esse problema.
Com o Blockstack, os usuários controlam seus dados e aplicativos executados em seus dispositivos. Não há intermediários, não há senhas, não há banco de dados para violar e nenhum serviço de rastreamento pela internet.
Os aplicativos no blockstack não utilizam servidores centralizados.
Os desenvolvedores começam construindo um aplicativo de uma única página em Javascript.
Então, em vez de conectar o frontend a uma API centralizada, eles se conectam a uma API executada pelo usuário.
Os desenvolvedores instalam uma biblioteca chamada ‘blockstack.js’ e não precisam se preocupar com a execução de servidores, manutenção de bancos de dados ou criação de sistemas de gerenciamento de usuários.
As APIs de usuário são fornecidas com o aplicativo Blockstack e tratam de tudo, desde a identidade e a autenticação até o armazenamento de dados. Os aplicativos podem solicitar permissões de usuários e, em seguida, obter acesso de leitura e gravação aos recursos do usuário.
O armazenamento de dados é simples e confiável e usa a infraestrutura de nuvem existente. Os usuários se conectam com seus Dropbox, Google Drive, etc e os dados são sincronizados de seu dispositivo local até a nuvem.
A identidade é controlada pelo usuário e utiliza o blockchain para o gerenciamento seguro de chaves, dispositivos e nomes de usuários.
Quando os usuários se conectam com aplicativos, eles são anônimos por padrão e usam uma chave específica de aplicativo, mas sua identidade completa pode ser revelada e comprovada a qualquer momento. As chaves são para assinatura e criptografia e podem ser alteradas como dispositivos precisam ser adicionados ou removidos.
Blockstack fornece um sistema de nome de domínio descentralizado (DNS), sistema de distribuição de chave pública descentralizada e registro para apps e identidades de usuário.
Aqui está um diagrama mostrando os principais componentes do Blockstack e mostrando como ele funciona.
Como funciona o Blockstack
O sistema do Blockstack usa o Blockchain para registrar nomes de domínio, também, o que significa que não há necessidade de um equivalente à ICANN, o órgão que supervisiona os domínios da Web hoje. O software construído em cima do nome e dos sistemas de ID dá às pessoas o controle sobre os dados que permitem que os serviços online utilizem.
O Blockstack recebeu US $ 4 milhões em financiamento e outros neste mês para tentar estabelecer esse campo de jogo mais aberto.
A startup está trabalhando em software de código aberto que criará um tipo de universo paralelo à Web que conhecemos – um onde os usuários têm mais controle de seus dados.
Ainda este ano, o Blockstack lançará um software que permite navegar em sites e aplicativos criados para este novo domínio digital usando seu navegador da Web existente. Você ainda poderá carregar sites clicando em links ou digitando endereços da Web, talvez para encontrar lugares para conversar com amigos ou ir às compras. Mas em vez de precisar criar contas com cada site, como as pessoas fazem com o Google ou Facebook, os usuários de sites construídos no sistema Blockstack irão controlar sua própria identidade digital (ou identidades).
Para usar um site que precisa de suas informações, você concederá acesso a um perfil sob seu controle sozinho. Se você quiser parar de usar um serviço, você pode revogar seu acesso ao seu perfil e dados e levá-lo em outro lugar. Os sites executarão todo o código no computador, no navegador.
“Estamos tentando transformar o modelo existente em sua cabeça”, diz Ryan Shea, CEO e co-fundador da Blockstack. “Você pode tentar trabalhar com o modelo existente a partir de dentro, mas às vezes é mais fácil sair dela e construir algo novo a partir de uma lista limpa.”
A visão de Blockstack é possível graças a um sistema de identidade construído para ser independente de qualquer empresa, incluindo a própria startup. Ele usa o ledger digital, ou blockchain, sustentando o Bitcoin de moeda digital para rastrear nomes de usuário e chaves de criptografia associadas que permitem a uma pessoa controlar seus dados e identidade. Um coletivo de milhares de computadores em todo o mundo mantém a cadeia de blocos, e nenhuma entidade a controla.
O criador da Web, Tim Berners-Lee, recentemente fez afirmações semelhantes. Nos últimos anos, ele exortou os tecnólogos a “descentralizar” a Web para melhor servir os usuários e a sociedade . Berners-Lee registrou o nome de usuário timblee.id via plataforma do Blockstack no verão passado, e ele está trabalhando em seu próprio projeto descentralizado da Web, chamado SOLID , no MIT.
Com informações de Blockstack e MIT Rechnology Review