Últimas notícias

Fique informado

Criptografia está entre as 5 tendências para os profissionais de tecnologia ficarem atentos em 2023

19 de dezembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Cidades inteligentes são impulsionadas pelo 5G, que tem impacto direto nas corporações, diz diretor da Ligga

Com palestra intitulada “Impactos do 5G no Desenvolvimento Urbano”, Menezes compartilhou sua visão e perspectivas sobre os efeitos da nova tecnologia nas cidades

5 de dezembro de 2022

Como o 5G pode ajudar o Brasil a ter cidades inteligentes

O 5G tem o potencial de ser uma grande aliada no processo de transformação digital do país e pode tornar as cidades cada vez mais conectadas

25 de novembro de 2022

5G: Entenda como a tecnologia vai tornar a mobilidade urbana mais inteligente

O executivo destaca que a nova tecnologia vai trazer impactos significativos para a mobilidade urbana, devido à alta conectividade do 5G

9 de novembro de 2022

Iglá Generoso, CEO da startup de open education DIO, indica o que esperar do setor da tecnologia para o próximo ano

O próximo ano promete inovações tecnológicas incríveis. Com novas tendências a cada dia, a área da Tecnologia da Informação (TI) exige soluções disruptivas, visando principalmente o desenvolvimento e bem-estar das pessoas. 

“O mercado de tecnologia já conquistou um enorme espaço nas empresas e no cotidiano das pessoas. Além disso, sabemos que ela tende a crescer e nos surpreender ainda mais com as evoluções que virão”, comenta Iglá Generoso, CEO da DIO – primeira plataforma Open Education brasileira . 

Em 2023, a TI não impactará apenas o seu setor, mas também as demais áreas, que direta (ou indiretamente) dependem da tecnologia em seus setores. “Novos recursos e ferramentas podem auxiliar em diversos ramos, como o da comunicação ou saúde, trazendo facilidade mas também novos desafios para todos”, prevê Generoso.

Pensando nisso, Iglá Generoso, CEO da startup de open education DIO, listou:

5 tendências que o mercado da Tecnologia da Informação pode esperar em 2023

1 – Cidades inteligentes
A expansão das cidades inteligentes está em evidência e esse conceito vem se espalhando pelo país, com o objetivo de tornar os espaços urbanos conectados às necessidade do desenvolvimento humano e social, promovendo uma melhor qualidade de vida para a sociedade. “É algo que será interessante acompanhar, ao longo de 2023 e nos próximos anos”, comenta o executivo.

2- Ampliação do 5G
A quinta geração de Internet veio com muito mais velocidade e estabilidade, proporcionando novas oportunidades principalmente em contextos de tomada de decisão em tempo real, onde a transmissão e recepção dos dados são cruciais. “A aplicação do 5G será cada vez mais expandida no Brasil no próximo ano”, prevê Generoso.

3- Criptografia como ferramenta de cibersegurança
A criptografia na segurança de dados tem como intuito impedir o vazamento ou acesso de hackers e pessoas mal intencionadas à informações sigilosas. “É uma ferramenta de extrema importância na atualidade, pois dificulta/restringe o uso indevido de informações e dados pessoais de terceiros”,  explica o CEO.

4 – Soluções de privacidade
Após a criação da Lei de Proteção de Dados (LGPD), em 2018, o assunto sobre a privacidade digital está cada vez mais em alta nas corporações, que tiveram que se adequar à legislação.

“Pesquisas apontam que 65% da população mundial terão seus dados protegidos por sistemas de privacidade digital, um crescimento expressivo em comparação aos dias atuais, uma vez que apenas 10% dos dados são cobertos por regulamentações de privacidade”, afirma o executivo.  

5 – Metaverso em evidência 
O Metaverso veio para ficar. Com a possibilidade de interação entre o mundo físico e digital, esse universo promete se expandir ainda mais nos próximos anos. Com a popularização desse tipo de plataforma, empresas, influenciadores e corporações devem se dedicar mais a esse tipo de projeto por meio de personagens virtuais. 

“Personagens virtuais têm sido uma aposta nas grandes empresas, como por exemplo, a identidade virtual da Nat, a mascote da Natura e o famoso Bahianinho, representante das Casas Bahia. Esse tipo de interação entre o público e os avatares faz com que o consumidor se sinta cada vez mais próximo das empresas em uma realidade virtual, o que torna o atendimento mais humanizado mesmo após tantos avanços tecnológicos”, finaliza Iglá.

Sobre a DIO

Fundada em 2018, a DIO é a primeira plataforma Open Education brasileira que tem como objetivo democratizar o conhecimento em desenvolvimento de software e tecnologias exponenciais para acelerar a formação de mais de 5 milhões de talentos digitais, conectando-os com grandes oportunidades que potencializam o desenvolvimento socioeconômico regional.

Atualmente o ecossistema da startup conta com mais de 900 mil profissionais de tecnologia, 1.000 instituições de ensino, 2.000 embaixadores, 500 experts e mais de 1.000 empresas conectadas por meio dos programas educacionais.

Tendências que devem revolucionar o setor de tecnologia em 2023

Mercado financeiro: como a tecnologia impacta a comunicação crítica?

Segurança de Dados: principais tendências para 2023

Cresce necessidade de cibersegurança e tecnologia na saúde

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.