Últimas notícias

Fique informado

Sancionada lei que obriga uso de sistema de identificação biométrica nos estádios de Goiás

13 de janeiro de 2019

Governo sanciona lei que obriga uso de sistema de identificação biométrica nos estádios de Goiás

Exigência vale para as praças esportivas com capacidade superior a 10 mil pessoas. Texto de autoria do deputado Charles Bento (PRTB) também prevê o monitoramento por imagem

O governador Ronaldo Caiado (DEM) sancionou lei que obriga o uso de sistema de identificação biométrica nos estádios de Goiás. A exigência vale para as praças esportivas com capacidade superior a 10 mil pessoas.

O texto, de autoria do deputado Charles Bento (PRTB) e aprovado na Assembleia Legislativa de Goiás, prevê também o monitoramento por imagem em toda a área de uso comum dos estádios.

> Leia a íntegra da Lei nº 20.396

Um dos objetivos da nova lei é constituir um banco de dados das pessoas que possuem histórico de violência dentro e no entorno dos estádios e cruzá-los com informações dos órgãos de segurança.

Panorama

Atualmente, os cinco principais estádios de Goiânia possuem capacidade superior a 10 mil pessoas e precisariam se adequar à nova lei:

  • Serra Dourada
  • Estádio Olímpico
  • Estádio Antônio Accioly (Atlético-GO)
  • Estádio Hailé Pinheiro – Serrinha (Goiás)
  • Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (Vila Nova).

Outras duas praças esportivas tradicionais do estado de Goiás também possuem capacidade superior a 10 mil pessoas: Jonas Duarte, em Anápolis, e Juscelino Kubitschek, em Itumbiara.

O texto da lei sancionada pelo governador prevê que “a aquisição, a instalação e a manutenção de equipamentos e de softwares necessários para a implementação desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias dos proprietários dos estádios de futebol”.

Fonte: Globo Esporte 

Biometria facial é utilizada em estádios do Uruguai para identificação de torcedores violentos

CASE NEC – Reconhecimento facial no Estádio de Futebol de Medelín – Safer Stadium

Final da UEFA Champions League 2017 utilizou reconhecimento facial da NEC

Atlético PR cadastra a biometria de 17 mil torcedores numa única partida

TAGS

biometria