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Payface implementa pagamento facial na rede de supermercados St Marche

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20 de maio de 2024

O Programa Biometric Checkout, em parceria com a Mastercard, será lançado em cinco unidades da rede de supermercados St Marche

A startup de tecnologia Payface implementa solução de pagamento por reconhecimento facial na rede de supermercados St Marche, da cidade de São Paulo. Usando apenas o rosto, o consumidor poderá se identificar no programa de fidelidade do St Marche, Você Marche, para ter acesso a ofertas e benefícios exclusivos e, na hora do pagamento, fazer suas compras sem precisar estar portando o cartão ou seu próprio celular.

O projeto piloto, que começa em maio, atingirá 40 PDVs e será implementado nas unidades dos bairros Rebouças, Itaim, Brooklin, Moema Pavão e Moema Jauaperi.

O projeto com o St Marche faz parte do programa global da Mastercard para meios de pagamento com biometria, o Biometric Checkout, um conjunto de padrões da líder global de pagamentos que irá permitir que bancos, varejistas e provedores de tecnologia garantam a privacidade de dados pessoais ao oferecerem meios disruptivos de pagamento por biometria sem toque, como o reconhecimento facial.

Segundo Eládio Isoppo, cofundador e CEO da Payface, o projeto demonstra o potencial do segmento de biometria e do mercado brasileiro na transformação de comportamento em relação às novas tecnologias.

Nosso compromisso é trazer inovação para locais que fazem parte do dia a dia das pessoas. Ter isso facilitado por meio de parcerias com players consolidados, como a Mastercard e o St Marche, é essencial para o nosso trabalho. Não podíamos estar mais felizes com este novo projeto”, diz Isoppo.

Segundo Bernardo Ouro Preto, CEO e fundador do St Marche, que conta com uma rede de 25 lojas, o supermercado tem o perfil ideal para implementação da tecnologia. “A participação é aderente a nossa estratégia de negócio, já que somos uma das principais redes varejistas de alimentos focada nas características inerentes do projeto — inovação, praticidade e exclusividade. A gente quer ser líder em retail tech”, afirma Ouro Preto.

“O pagamento com o rosto permitirá que a modernização dentro das nossas lojas vá além dos produtos oferecidos, trazendo a melhor experiência para os clientes também no momento de checkout”, completa.

Segundo Paulo Frossard, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios na Mastercard Brasil,  “essa parceria notória com a Payface e o St. Marche é um primeiro passo animador para ajudar a testar novas formas de usar a biometria para pagar em lojas de todos os tamanhos, enquanto oferecemos o melhor em segurança e conveniência aos consumidores.”

Para começar a se identificar e a pagar por reconhecimento facial, o usuário baixa gratuitamente o aplicativo da Payface no seu celular e cadastra seu rosto e formas de pagamento.

No momento em que for fazer suas compras, o consumidor se posiciona em frente a um dispositivo instalado junto ao caixa e faz a sua identificação com o rosto no início do processo de checkout.

Então, com a identificação validada pelo sistema, o atendente, do outro lado, confirma o valor e finaliza a compra com a autorização do cliente. Todo o processamento é feito sem necessidade do cliente estar portando o seu cartão ou qualquer outro acessório.

Sobre a Payface

Fundada em 2018, a startup de tecnologia Payface usa reconhecimento facial para melhorar a experiência de compra em varejos físicos, com foco no ramo de supermercados e farmácias.

A solução conecta o rosto de cada usuário com o meio de pagamento associado, oferecendo uma compra rápida e segura. Sem precisar mostrar o cartão, a tecnologia diminui filas e permite que os estabelecimentos armazenem o registro de consumo dos usuários no local.

A startup tem projetos implementados em varejistas dos estados de Santa Catarina, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Detém certificado de PCI Compliance, que atesta que a empresa segue as regras de segurança necessárias no processamento de dados de cartão, e utiliza o método de liveness detection, permitindo que sua tecnologia diferencie o rosto de uma pessoa real de uma foto, vídeo ou até máscara do usuário.

Todo o processo é desenvolvido para manter a máxima equidade na análise dos rostos, minimizando qualquer viés referente a diversidade presente na população brasileira.

Sobre St Marche 

O St Marche é uma rede de supermercados de bairro com 24 lojas da Capital e Grande São Paulo. A marca nasceu com propósito de oferecer produtos de alta qualidade associados a um atendimento diferenciado, resultando numa nova experiência de compras para os consumidores.

A primeira loja foi inaugurada há 20 anos no bairro do Morumbi e tinha a missão de reunir num só lugar uma padaria artesanal, frutas e legumes selecionados e um açougue com cortes frescos. Além disso, a loja conta com uma curadoria de produtos de diferentes partes do mundo.

Com o sucesso deste formato e um público fiel, além da rede St Marche, o grupo adquiriu o tradicional Empório Santa Maria há 12 anos, e foi responsável pela vinda do primeiro Eataly da América Latina, em sociedade com a matriz Eataly, em 2015.

Em 2018, o grupo ampliou a rede e abriu duas lojas na capital, Brooklin e Portal do Morumbi, com um novo look and feel. Para 2022, o St. Marche seguirá seu consistente plano de expansão.

Sobre a
Mastercard

A Mastercard é uma empresa de tecnologia global na indústria de pagamentos. Nossa missão é conectar e fomentar uma economia digital inclusiva, que beneficie todo mundo, em todo o lugar, fazendo as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis.

Usando redes e dados seguros, parcerias e paixão, nossas inovações e soluções ajudam indivíduos, instituições financeiras, governos e negócios a realizarem seu maior potencial.

Nosso quociente de decência, ou DQ, conduz nossa cultura e tudo que fazemos dentro e fora da nossa empresa. Com conexões ao redor de mais de 210 países e territórios, nós estamos construindo um mundo sustentável que destrava oportunidades impagáveis para todo mundo.

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