Itaú Unibanco passa a utilizar tecnologia de reconhecimento facial para aumentar segurança no financiamento de veículos
8 de abril de 2019Solução digital reduzirá fraudes ao assegurar que dados enviados pela concessionária estão de acordo com quem solicita o crédito
O Itaú Unibanco implantará uma solução digital para aprimorar a segurança nas operações de financiamento de veículos. A nova ferramenta utilizará a tecnologia de biometria facial com o objetivo de evitar fraudes e garantir que não ocorram problemas na aprovação e liberação de crédito para os clientes que desejam comprar carros novos e usados.
“O investimento em tecnologia para desenvolver soluções inovadoras visa desburocratizar o processo de compra e venda de veículos, melhorar a experiência de consumo e, consequentemente, a eficiência de toda a cadeia automotiva. Seguimos esta premissa com a missão de facilitar a jornada do cliente e do lojista, tornando a operação mais digital para garantir um processo ainda mais seguro e ágil para todos”, afirma Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco.
A novidade estará disponível para os mais de 10 mil pontos de venda em que o Itaú está presente a partir abril de 2019.
Como funciona?
Todo processo de concessão de crédito automotivo feito nas concessionárias e lojas parceiras conta com uma plataforma do Itaú em que o cliente preenche seus dados em conjunto com o lojista e realiza o envio de documentos para solicitar o financiamento junto ao banco.
A tecnologia utilizará os dados já fornecidos pelo cliente para validar a formalização do contrato, sem impactos na agilidade do processo existente.
Logo após o envio das informações preliminares, o cliente será contatado automaticamente pelo Itaú via e-mail e SMS com instruções para que possa ativar o sistema de câmera de seu celular e capturar uma foto instantânea que ajudará a validar a concessão de crédito.
A principal finalidade da nova ferramenta será assegurar que não aconteça nenhum tipo de fraude de manipulação de documentos durante o processo.
“No futuro, a medida visa tornar todo o fluxo ainda mais rápido para o cliente, com a possibilidade de envio de uma quantidade cada vez menor de documentos necessários para realizar a proposta de financiamento”, completa Rodnei.
Confira abaixo outras soluções digitais do Itaú Unibanco para o financiamento de veículos:
- Assistente Digital: solução de inteligência artificial que aumenta a eficácia e interatividade do atendimento aos clientes, qualificando automaticamente as manifestações de interesse de compra via internet ou mobile, 24 horas por dia.
- iCarros: Portal para compra e venda de veículos novos e seminovos do Itaú Unibanco que oferece ferramentas exclusivas para melhorar a experiência do usuário e auxiliar os revendedores a aprimorar sua conversão em vendas. Com produtos que auxiliam o consumidor a buscar o veículo mais adequado para o cada perfil, o iCarros facilita o acesso ao estoque dos revendedores e ajuda a realizar de maneira simples a aprovação da proposta de crédito do cliente, etapa importante no processo de compra de um carro novo.
- Gestor de leads: plataforma que permite gerenciar os leads de diferentes portais e acompanhar o status de negociações por meio do funil de vendas.
- Credline 2.0: sistema de originação de propostas que identifica potenciais clientes e possui integração com o iCarros para acompanhar e gerenciar leads. Reformulado recentemente, proporciona uma experiência digital simples e eficiente, também em versão para celular.
- Plataforma digital: ferramenta que leva mais autonomia, agilidade e eficiência para as lojas e concessionárias parceiras, permitindo que o cliente tire dúvidas com um time de especialistas do time comercial do Itaú por telefone ou chat.
Desafio Itaú Insights ganha segunda edição, para criar soluções com foco em Economia 4.0
Itaú patrocinará bolsas de mestrado e doutorado para cursos da USP
Itaú Unibanco supera mais de 10 milhões de correntistas PF utilizando seus canais digitais
Leia nossa coluna sobre Biometria. O maior conteúdo sobre essa tecnologia aqui no Brasil!